Algumas perguntas e respostas.


Se Deus é bom, porque há tanta desgraça no mundo?
A bíblia mostra que todas as desgraças que vemos no mundo é consequência do pecado de Adão e Eva. Este pecado foi a ruptura da submissão a Deus. A bíblia diz que logo após o pecado a terra passou a produzir espinhos e erva daninha, toda a natureza foi afetada e encontra-se em estado de deterioração, da mesma forma a humanidade vive em degradação moral e espiritual. A bíblia afirma também que por causa do pecado a morte entrou no mundo, assim entendemos que a deterioração de nosso físico (doenças e deficiências) é resultado do mesmo pecado. Este pecado levou-nos também ao estado de pecaminosidade, ou seja, por causa deste pecado nos tornamos tendenciados ao pecado, a ponto deste fazer parte de nossa natureza, por isso o homem vive pecando.


Base Bíblica: Genesis 3:17-19; Romanos 8:19-23; Romanos 6:23; Romanos 5:12 e 14; Romanos 7:21-24; Romanos 3:23; Deuteronômio 28:15-45; 1 Coríntios 11: 28-30

Porque Deus permitiu que o homem pecasse?
Deus dotou o homem de livre arbítrio, capacidade de livre escolha. Deus não criou o homem para ser um robô em suas mãos, mas para ter escolhas. O homem escolheu ser independente de Deus, dando ouvidos às sugestões do diabo, mesmo sabendo que isso lhe custaria a vida. Deus deseja que o homem o adore não por imposição, mas por livre e espontânea vontade.
Vemos muitas pessoas colocarem a culpa de seus pecados no diabo, mas o que a bíblia nos mostra que satanás é apenas o tentador, ele apenas oferece a nós a oportunidade do pecado, mas a escolha pelo pecado é do homem. A bíblia apresenta satanás como o inimigo de nossas almas, ele veio para matar, roubar e destruir, e sempre que aceitamos suas sugestões estamos nos submetendo a sua vontade e ao seu senhorio.


Base Bíblica: Deuteronômio 11:26-28; Salmos 54:6; Tiago 5:19-20; Ezequiel 20:11; João 4:23; Genesis 2:16-17; Mateus 4:3; 1 Tessalonicenses 3:5; 1 Pedro 5:8; João 10:10; Romanos 6:16; 1 João 3:8

Se todas as desgraças que vemos no mundo hoje, é resultado do pecado do homem, por sugestão do diabo, porque Deus já não elimina os mal feitores e o próprio diabo?
A bíblia é clara em afirmar que chegará o dia do juízo para todos os homens, neste dia todos serão julgados por seus atos e por suas intenções, e não somente os homens, mas o diabo e os demônios serão julgados e lançados no lago de fogo e enxofre. Ao ouvir estas expressões podemos entender como algo poético e ilusório, mas entenda que Deus criou o homem com o propósito de adorá-lo, se este homem se declara independente de Deus e não serve ao propósito para o qual foi criado, porque ele deveria ser aceito por Deus? Ademais, o pecado não é apenas uma rebelião expressa contra Deus, mas uma afronta a sua santidade. Deus é santo, ele não pode tolerar a mentira, o engano, a truculência, a lascívia, o ódio, enfim o pecado. Assim quando sua criação peca, sua santidade exige que se faça justiça aos rebeldes que o afrontam.
Se Deus ainda não executou a sua justiça sobre nós é por um único motivo, pela sua misericórdia, em que ele atentamente, durante séculos, tem avisado os homens sobre a sua culpa e chamado todos ao arrependimento. Mas um dia, a mão que detém sua justiça e a mão que chama para o arrependimento, ambas se abaixará e o juízo será estabelecido.


Base Bíblica: Mateus 12:36-37; Romanos 2:5-9; Judas 1:6; Mateus 5:21-22; Mateus 13:49-50; Apocalipse 20:10; Lamentações 3:22; Atos 17:30-31; 2 Pedro 2:4

Se Deus é onipresente (presente em todos os lugares) ele está também no inferno?
Sim, Deus está presente em todos os lugares, inclusive no inferno! Porém o que de Deus se apresenta no inferno não é sua bondade ou seu amor, tão pouco sua glória, mas apenas a sua ira contra seus inimigos. Quando o homem se rebelou contra Deus através de seu pecado declarou-se inimigo de Deus. Deus é eterno e por isso o inferno é eterno, sua ira não se aplaca contra os que o odiaram.


Base Bíblica: Salmos 139:8; Apocalipse 14:10; João 3:36; Apocalipse 21:8; Marcos 9:43 e 45; Jó 26:6; Provérbios 15:11; Deuteronômio 32:22; Colossenses 3:5-6

Se o inferno é real, e é o local da manifestação da sua ira, e se todos os que pecam se tornam inimigos de Deus, como escapar desta ira?
O próprio Deus providenciou a solução para o problema que criamos, ao enviar seu Filho na terra para viver como homem e, mesmo sem ter pecado, experimentou a morte e o sofrimento, por causa de nossos pecados. A bíblia afirma que Jesus tomou sobre si as nossas culpas e por suas feridas fomos sarados. Toda a ira de Deus, sobre nossos pecados, foi derramada em Jesus naquela cruz. Por isso Ele se fez a nossa Salvação, porque nele foi paga a nossa dívida para com Deus.
Esta é a mensagem do evangelho, a salvação dada gratuitamente e imerecidamente a todos através do sacrifício de Jesus na cruz. Mas para ter direito a esta conquista é necessário uma postura de entendimento e arrependimento de seus pecados, e a aceitação clara e pública de Jesus Cristo como seu Senhor, e por consequência o abandono do pecado.  Nisto vemos o grande amor de Deus para conosco em que Ele mesmo providenciou a solução para o nosso problema, afim de que todos aqueles que decidirem, por livre e espontânea vontade, reconciliar-se com Deus, pudesse receber dele o perdão!


Base Bíblica: João 3:16; 2 Coríntios 5:21; João 1:12; Efésios 2:5-8; Isaías 53:5 e 10; Colossenses 2:14; Atos 2:37-39; 1 João 1:9; Romanos 10:9-10; Atos 4:12; Colossenses 1:14; Apocalipse 5:9; Isaias 55:6

Comentários