“Porque este
mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de
ti.
Não está nos céus,
para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça
ouvir, para que o cumpramos?
Nem tampouco está
além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo
traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Porque esta
palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.”
Deuteronômio 30:11-14
“Porque o fim da
lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Ora, Moisés
descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas
viverá por elas.
Mas a justiça que
é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a
trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a
trazer dentre os mortos a Cristo.)
Mas que diz? A
palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé,
que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu
coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos
10:4-9
O que Paulo
estava ensinando quando disse: “o fim da lei e Cristo”?
A teologia
normativa ensina que em Cristo acabou as prescrições da Torá. Desta forma a
teologia normativa distância Paulo do contexto ao qual ele mesmo citou em sua
carta. No capítulo 10 da carta aos Romanos Paulo está tratando sobre a sua
perspectiva pessoal quanto à situação de Israel.
A liderança
de Israel havia rejeitado o Messias, e mesmo algumas décadas após a ressurreição
do Messias, e milhares de judeus terem se tornado discípulos de Jesus (Atos
21:20), a liderança de Israel persistia em não reconhecer Jesus como o Messias.
Paulo então
diz que intercede pela a salvação de todos os judeus, e dá testemunho de que
eles são zelosos para com Deus, porém sem conhecimento. Então Paulo afirma que
eles (os judeus) não conhecem a JUSTIÇA de Deus, e procuram estabelecer a
própria JUSTIÇA.
O termo
JUSTIÇA em hebraico é TZEDEK e está ligada à retidão, ou seja, ao andar em
obediência à Torá.
Paulo está
atestando que os judeus se esforçam e tem zelo por andar em retidão segundo a
Torá, porém o fazem sem conhecimento, e por rejeitarem a JUSTIÇA que vem de
Adonai, estabelecem a sua própria JUSTIÇA. (Romanos 10:1-3)
Mas qual é a
JUSTIÇA que vem de Adonai segundo Paulo?
Paulo cita
expressamente Deuteronômio 30 para explicitar a JUSTIÇA segundo Adonai. Ou
seja, Paulo usa Deuteronômio 30 para explicar no que consiste o viver em
retidão segundo a Torá.
No capitulo
30 de Deuteronômio Adonai está falando ao povo de Israel, por intermédio de
Moisés, que:
“E será que,
sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto
diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar
o SENHOR teu Deus, e te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua
voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu
coração, e com toda a tua alma, então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu
cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as
nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus. ... E o Senhor teu Deus circuncidará
o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus
com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas. ... Converter-te-ás,
pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que
hoje te ordeno.” Deuteronômio 30:1-3;6;8
Adonai predisse
que Israel iria se desviar dos caminhos da Torá, e por causa de sua rebelião,
os israelitas seriam espalhados por todas as nações da terra. Mas quando Israel
se lembrasse dos mandamentos do Senhor, e se ARREPENDESSEM, e se CONVERTESSEM a
Adonai, então Adonai os restauraria como nação, e mais, Adonai mesmo
circuncidaria o coração dos israelitas, para que fossem purificados de seus
pecados, e então obedeceriam aos mandamentos da Torá.
Era sobre
essa CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO que Jeremias estava profetizando a respeito da Nova
Aliança:
“Mas esta é a
aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei
a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu
Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33
Perceba que a
Torá mesmo ensina que a obediência aos mandamentos depende da CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO,
que Adonai opera em nós mediante a sua GRAÇA. Assim, não é a prática religiosa
dos preceitos da Torá que transforma o homem, mas o poder de Deus que opera no
crente que capacita o homem a viver em JUSTIÇA.
Quando Adonai
fez a aliança com o povo de Israel no monte Sinai, para fazer de Israel uma
nação sacerdotal para todos os povos da terra, esta aliança dependeria da
obediência de Israel:
“Agora, pois, se
diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis
a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é
minha.” Êxodo 19:5
A Torá então
foi apresentada em mandamentos gravados em pedras, e recitados a Israel com vozes
e sons de trombetas, de modo que todo o povo temeu muito (Êxodo 20:18-19).
Israel
quebrou a aliança no episódio do bezerro de ouro, invalidando a aliança. Mas
mesmo assim Adonai fez de Israel uma nação sacerdotal para todos os povos
(Jeremias 31:32). Quando Adonai mantém a sua parte da Aliança, mesmo com a
desobediência de Israel, Adonai estava demonstrando sua Graça.
Mas Israel
continuou quebrando a aliança, desobedecendo aos mandamentos da Torá em vários
momentos de sua história. E é nesse contexto em que a Nova Aliança é
apresentada a Israel através de Jeremias.
Nesta Nova
Aliança a Torá que estava escrita em pedras passaria a ser escrita nos corações
dos israelitas, de forma que eles não mais desobedeceriam a Adonai. O propósito
da antiga aliança só seria alcançado com a Nova Aliança, pois afinal o
propósito de Adonai sempre foi a Nova Aliança, por isso que temos o capítulo 30
de Deuteronômio dizendo “o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração”.
Por isso que
o escritor de Hebreus também afirma:
“Dizendo Nova
aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece,
perto está de acabar.” Hebreus 8:13
Os judeus que
não reconhecem a obra expiatória do Messias de Israel, derramando o “sangue da
Nova Aliança”, ainda persistem na antiga aliança, onde a obediência à Torá
depende deles e não da GRAÇA de Adonai. Por isso que Paulo afirma que “não
conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça,
não se sujeitaram à justiça de Deus.” Romanos 10:3.
Ainda citando
Deuteronômio 30, Paulo ensina que os mandamentos do Senhor não são difíceis para
nós, pois é o Messias quem os escreve em nossos corações, nos fazendo
participantes da Nova Aliança:
“Mas a justiça que
é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a
trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a
trazer dentre os mortos a Cristo.)” Romanos 10:6-7
Mas o que
Paulo quis dizer com a expressão “o fim da lei é Cristo”?
No grego, a
palavra que Paulo utiliza neste verso é TELOS (τελος) que significa “propósito”
ou “finalidade” e não “fim” no sentido de “acabar”, “terminar”.
Paulo nunca
escreveu que a Torá terminou com o Messias, afinal, o próprio contexto da citação
que Paulo faz (Deuteronômio 30) ensina justamente o contrário. Paulo escreveu
que o propósito da Torá é o Messias.
Ou seja, a
Torá aponta para uma JUSTIÇA que não pode ser alcançada meramente por nossos
esforços, mas sim pela ação de Adonai em nós, que é concretizada na Nova
Aliança, inaugurada pelo Messias de Israel.
A Torá nos
ensina que devemos estar anelados ao Messias, pois é Ele quem nos capacita a
viver em JUSTIÇA verdadeiramente.
Assim, para
nós que somos discípulos de Jesus, a Torá deve ter grande relevância. Não para sermos
salvos, mas porque fomos salvos por Jesus. Pois “Se com a tua boca confessares
ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os
mortos, serás salvo.” Romanos 10:9
Que Adonai
purifique nossos corações com o Sangue da Nova Aliança, e escreva a Torá em
nossos corações, para que andemos em JUSTIÇA, frutificando ao Senhor em toda
boa obra.
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