Em que você crê? Quão importante é isso?



Temos hoje no mundo mais de 3.000 denominações cristãs. Sendo a imensa maioria de viés protestante.

Apesar de todas elas crerem em Jesus, a maioria das denominações condenam-se umas às outras de heréticas, desprovidas da pureza da verdade.

Destoam entre si por crerem em certos aspectos de forma diferente. E o "crer" tem uma importância fundamental para as denominações.

Historicamente sabemos que muito sangue já foi derramado entre aqueles que deveriam amar-se uns aos outros, como Cristo amou a igreja.

Muita gente morreu porque cria que deveria se batizar novamente, porque cria que a Salvação não era apenas para os "eleitos", porque cria que se devia guardar o sábado e não o domingo.

O "crer" já condenou muitas pessoas na história à marginalidade, ao prejulgamento, à exposição e ao vexame.

Mas a pergunta é: até onde Deus se importa com o que cremos? Até onde devemos nos posicionar como os guardiões da "santa fé", inquirindo, julgando e condenando os heréticos?

Será que Deus se agrada dessa postura inquisitória?

Dentro do judaísmo há uma visão que deveríamos aprender. Afirma-se que não é tão importante o que você crê, mas sim o que você faz, e principalmente se o que você faz está alinhado com aquilo que você diz crer.

Lembro-me de certa vez em que um rabino questionou um pastor protestante dizendo: Você crê que Jesus é o Messias, mas você crê que Jesus guardou toda a Torá?

O pastor rapidamente respondeu: Claro, eu creio que Jesus foi perfeito diante da Lei.

O rabino imediatamente questionou: Então por que você não guarda a Torá?

Infelizmente estamos tão focados em nossos credos, visões teológicas, interpretações bíblicas, que simplesmente nos esquecemos de cumprir os mandamentos que Deus explicitamente nos deu.

Deus nos ordenou que amássemos a Ele acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, mas odiamos nosso semelhante porque ele crê diferente de nós.

Onde que a crença passou a ser mais importante que a obediência?

Jesus certa vez proferiu a seguinte parábola:

"Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.

Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.

Qual dos dois fez a vontade do pai?

Disseram eles: O segundo.

Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus." Mateus 21:28-31

Nesta parábola Jesus exemplifica como que o obedecer está acima do simplesmente crer. O filho que fez a vontade do Pai foi aquele que obedeceu.

É claro que a bíblia enaltece a Fé como o meio para alcançarmos a Graça de Deus, mas o conceito de Fé no contexto bíblico é diferente do conceito que usualmente temos hoje.

A palavra hebraica EMUNAH está mais ligada à FIDELIDADE do que a CRENÇA. E FIDELIDADE consiste mais em prática do que qualquer outra coisa.

Precisamos aprofundar nosso conhecimento sobre o que os apóstolos nos ensinaram:

"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.

Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?

Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?

Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.

Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.

E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:14-26

Tiago em sua carta nos ensina sobre a fidelidade, ou seja, prática alinhada à Fé. Aquele que diz crer em Deus e não obedece aos mandamentos de Deus é apenas um hipócrita.

Assim como dizemos crer, assim também devemos andar.

Que o Espírito do Eterno nos ilumine para o arrependimento de obras tolas, e nos leve à FIDELIDADE.

Comentários