O Justo viverá pela Fé!

Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará. Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá." Habacuque 2:3-4
Deus fala com seu profeta a respeito dos últimos dias, o fim dos tempos. O dia da manifestação do Filho de Deus, trazendo juízo sobre a impiedade, e vida para os justos.
Adonai alerta que este dia virá, mesmo que demore devemos esperá-lo. Este é o dia da recompensa dos justos e dos ímpios.
Na seqüência ele afirma sobre o "soberbo". Este trecho se refere ao anticristo, mas também faz alusão a todos os ímpios.
A soberba é característica principal daquele que não espera em Deus, que vive suas próprias leis, anda por seus próprios desígnios, e faz o que lhe apraz, desprezando os mandamentos e ordenanças de Adonai.
Ao "soberbo" diz: "sua alma não é reta nele". Enganoso é o coração do homem quando ele não está sujeito aos mandamentos de Deus. Sua palavra não é digna de confiança, e suas emoções é que conduzem suas decisões.
Mas o justo, por sua fé viverá!
Aqui não estamos falando do "soberbo", não estamos falando daquele que vive em impiedade, mas do justo, daquele que anda em retidão, daquele que se sujeita á Lei de Deus, e vive segundo seus ensinamentos.
Mas o que o texto nos revela é que o justo não viverá por sua justiça. Não é por ser justo, reto e temente a Deus que o homem encontrará a vida, mas é pela FÉ!
Aqui aprendemos muito sobre o conceito de "Kavanah" (intenção do coração).
Por mais que alguém se esforce para viver em justiça, sua inclinação carnal o conduzirá a erros, de sorte que, por mais que queiramos, não conseguiremos ser perfeitos. O erro irá acontecer na vida do justo.
Mas pela fé, o justo credita á Deus sua justiça, e confia na misericórdia de Adonai. Compreende que tudo é fruto da Graça de Deus que nos completa naquilo que falhamos, porque temos a intenção de acertar (Kavanah).
Perceba que a Graça é para o justo, para aquele que se esforça em obedecer, que tem a intenção correta no coração.
Por isso mesmo as últimas palavras de Jesus na bíblia são exatamente essas:
"Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda." Apocalipse 22:11
Que o Eterno nos santifique por meio de sua Palavra, e nos conduza à retidão.

#Frutos #Fé #Obras #FeSalvacaoEObras

Comentários