Motivos para celebrar Sucot.

"Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso." Levítico 23:39

As festas de outono em Israel são festas muito interessantes, e que apontam para os tempos do fim.
Começa-se com Yom Teruá (dia da trombeta) no primeiro dia do sétimo mês, depois no décimo dia celebra-se Yom Kippur (dia expiação ou perdão), e no décimo quinto dia inicia-se a festa de Sucot (tendas).
Em Yom Teruá somos alertados para a vinda do Rei, através do som do Shofar. Em Yom Kippur o arrependimento e a expiação final prometida em Daniel 9:24, onde encontramos:

"Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer CESSAR A TRANSGRESSÃO, para dar FIM AOS PECADOS, e para EXPIAR A INIQUIDADE, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo".

É importante afirmarmos que a expiação de nossos pecados foi proporcionada a nós há quase dois mil anos atrás, através do sacrifício de Jesus na cruz.
Mas o que está prometido em Daniel não é o sacrifício expiatório, mas sim o fim do pecar.
Apesar de crermos em Jesus, e sermos cheios de seu Espírito, ainda vivemos presos a uma natureza pecaminosa. E por mais que desejamos não pecar, o pecado está sempre visível em nossos membros.
Mas quando Jesus voltar, e operar em nós a ressurreição, então nós teremos uma nova natureza, não mais sujeita ao pecado, e enfim viveremos de maneira plenamente santa para o nosso Deus.
É para este dia que Yom Kippur aponta.
Mas depois de Yom Kippur entramos na última, das três festas do sétimo mês, a festa de Sucot.

"quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias"

Vemos nas palavras de Jesus um bom indicativo para entendermos um dos significados desta festa:

"Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.
Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" Mateus 25:19-21

Desde que nosso Senhor subiu aos céus, nós temos sido chamados a trabalhar para que o Reino seja estabelecido. Jesus nos comissionou para sermos sal nesta terra e luz neste mundo.
Somos chamados para o árduo trabalho de lutar contra nossas inclinações carnais e vivermos de maneira a representar o Reino e a sua justiça.
Somos designados como embaixadores do Reino, e por isso temos sido perseguidos, ultrajados, humilhados durante toda a história.
Nossa fé tem sido provada em todo o tempo, através de lutas internas e externas. Mas está chegando o dia em que o resultado de nosso trabalho será manifestado. Quando nosso Senhor voltar, Ele nos retribuirá com sua Salvação.
Será o dia em que os frutos que produzirmos, por sua Graça e pela manifestação de seu Espírito em nós, será recolhido nos celeiros eternos. E seremos convidados a festejar com nosso Senhor a Salvação que Ele conquistou para nós.
Enquanto estava na terra nosso Senhor nos alertou "tome cada um sua cruz e siga-me". Mas está chegando o dia em que "o choro se converterá em alegria". A Justiça finalmente triunfará e regozijaremos em sua presença.
Mas mesmo diante de tão gloriosa expectativa, uma severa advertência nos é apresentada:

"...mas o que recebera um talento foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.
(...)
Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeastes, e recolhes onde não joeirastes; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu.
Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.
Tirai-lhe, pois o talento e dai ao que tem dez talentos.
(...)
E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes." Mateus 25:18;24-28;30.

Com esta parábola Jesus nos ensina que, aqueles que se acovardarem da luta que nos é proposta, não terão parte na alegria vindoura, pelo contrário, serão removidos do Reino.
Todos nós somos chamados por Cristo para vivermos para o Reino, e essa vida é sim recheada de abnegações. Furtar-se desse desafio e o passaporte garantido para fora do Reino Eterno.
Que essas palavras nos sirva de consolo para perseverarmos na Justiça do Reino, lutando contra nossa carne e inclinações pecaminosas, servindo à Deus e ao próximo com devoção, porque a nossa recompensa virá e não tardará.
Que Adonai nos abençoe, e nos santifique pelos seus mandamentos.

Comentários