A importância de Yom Kippur


Yom Kippur é sem dúvidas o dia mais importante na liturgia bíblica.
Nos dias do Templo era realizado um cerimonial extenso e muito significativo. Era o único dia no ano que o Sumo Sacerdote atravessava o véu e entrava no lugar santíssimo.
Dentre as cerimônias realizadas, uma em especial era muito significativa. Dois bodes eram apresentados diante do Sumo Sacerdote, um deles era sorteado para ser sacrificado no altar, e outro para ser levado ao deserto.
Após o sacrifício do primeiro, o Sumo Sacerdote impunha as mãos sobre o segundo bode, confessando os pecados de todo o Israel.
A partir daí, o animal era conduzido por um guia deste o Templo, passando pela cidade de Jerusalém, e levado até um local deserto, onde morreria por inanição.
A tradição judaica nos informa que, por ser um objeto de maldição, visto que havia recebido os pecados de todo o Israel, durante o percurso do Templo até a saída da cidade o bode era cuspido, chutado, desprezado por todos.
Não tem como ler esse relato da tradição judaica e não nos lembrar da maneira como o nosso Messias foi conduzido para fora da cidade de Jerusalém. Ele foi cuspido, maltratado, desprezado. Pois ele estava levando sobre si o pecado de todo o mundo, se fazendo maldição perante todos.

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:5

Mas esse bode que era levado para o deserto também nos aponta para outro aspecto da obra do Messias que ainda está por ser realizada.
Cremos que a obra expiatória de Cristo na cruz foi completa, não havendo necessidade de nenhum outro tipo de sacrifício ou cerimônia para a expiação de pecados.
Mas nós ainda temos em uma natureza canal e tendenciada para o pecado, mesmo após termos crido no Messias e recebido seu Espírito.
Somente quando o Messias voltar ele extirpará de nós todo o pecar, através da ressurreição. E esse é o significado do bode ser conduzido até o deserto, nossos pecados lançados no esquecimento.

"Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." Miquéias 7:19

"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." 1 Coríntios 15:54

Por isso o dia de Yom Kippur é muito significativo para todos nós que cremos no Messias de Israel, pois aponta para a nossa maior esperança, a nossa ressurreição!
Mas Yom Kippur também nos fala muito sobre arrependimento. Este é o único dia na bíblia em que um jejum é exigido. E isso nos leva a lembrar de que é exigido de nós o profundo arrependimento de nossos pecados para termos acesso à expiação propiciada pelo nosso Messias.
Não por menos Jesus começou seu ministério anunciando justamente a mensagem do arrependimento:

"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1:14,15

Yom Kippur é um memorial que nos trás muita esperança. É um dia estabelecido por Deus no calendário para que lembrássemos daquilo que não podemos esquecer: Arrependimento, Expiação e Ressurreição.

Que o Eterno nos conceda diariamente da sua Graça, e que a sua salvação seja o motivo de nossa alegria todos os dias.

Comentários