E os sentimentos?



Emoções e os sentimentos são parte importante de nossa vida, e é o principal fator motivacional na nossa tomada de decisões.
Isso para nós pode ser um grande problema. Não são poucos os que têm relatos de decisões desastrosas, tomadas em momento de euforia, ou motivada por fortes emoções.
Não quero, contudo, dizer que as emoções ou sentimentos são algo danoso ou prejudicial a nós, pelo contrário. Devemos dar o devido valor às nossas emoções e sentimentos, para que sejam canalizados da maneira correta, e é a bíblia quem nos ensina assim.
A bíblia não diz que devemos ser destituídos de sentimentos, mas nos ensina a domar nossas emoções, suprimindo aqueles sentimentos ruins, e valorizando os sentimentos virtuosos.
O profeta Jeremias alerta:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" Jeremias 17:9

Portanto não devo ser dominado por minhas emoções. A condição sadia é quando as emoções estão sob o domínio da razão, e principalmente da obediência à Palavra de Deus.
As emoções e os sentimentos não são resultados da razão, você não consegue escolher estar alegre ou estar triste, as emoções são resultados de nossas perspectivas e de acontecimentos.
Mas mesmo não tendo domínio sobre as emoções, podemos lutar contra os sentimentos ruins, e alimentar os sentimentos bons.
O mesmo profeta Jeremias em outra passagem diz:

"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" Lamentações 3:21-23

O profeta traz à memória a benignidade de Adonai para manter a esperança em seu coração.
Mas não só Jeremias usou da Palavra de Deus para alimentar os sentimentos corretos em seu coração. Veja o que nos ensina Davi:

"A Torá do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples." Salmos 19:7

Foi observando a Torá que Davi aprendeu a domar sua alma, trazendo a ela refrigério. O estudo e prática da Palavra de Deus tem o poder de enaltecer em você os sentimentos bons: esperança, paz, perseverança, humildade, amor; e ao mesmo tempo reprimir os sentimentos ruins: desesperança, inquietação, inconstância, orgulho, ódio.
E para aqueles que são discípulos do Messias de Israel, temos em Jesus o maior exemplo a ser seguido:

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8

Como discípulos de Jesus, devemos imita-lo em tudo, principalmente nas emoções que devemos cultivar em nosso coração: humildade, amor ao próximo, sujeição e alegria na obediência a Deus.
Vivemos dias em que a humanidade anda doente em suas emoções, pessoas e mais pessoas em depressão e fazendo uso de variadas drogas para acalmar seus sentimentos. Vivemos dias em que o pior mal é a ansiedade.
Nunca houve uma geração que necessitasse tanto de refrigério para sua alma, ao mesmo tempo, somos uma geração afastada dos princípios da Torá. Mesmo entre os “cristãos” vemos uma imensidão de pessoas enfermas na alma, e necessitando de cura.

Que o Senhor, através de seu Espírito, conduza nossos corações a sentimentos e emoções que seja reflexo dos sentimentos e emoções do nosso Senhor Jesus, o Messias.

Comentários