Importância da Torá

"Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente. Pois, que grande nação tem um Deus tão próximo como o Senhor, o nosso Deus, sempre que o invocamos? Ou, que grande nação tem decretos e preceitos tão justos como esta lei que estou apresentando a vocês hoje?" Deuteronômio 4:6-8.

A porção de estudo da Torá desta semana compreende algumas das passagens mais importantes no que tange à finalidade da Torá.

Muito ouvimos falar o papel da Torá no sentido de delimitar e definir o pecado. E de fato, a Torá tem esse importante papel. Como ensinou Paulo: Sem lei não há pecado (Rm 5:13).

Desse modo, a Torá nos acusa e nos condena diante de Deus, pois ela nos dá a consciência de que "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus," Romanos 3:23.

Por isso mesmo a Salvação não pode ser, nem nunca pôde ser, mediante a obediência ou prática da Torá. Todos os homens que foram salvos, sempre o foram pela Graça do Eterno (Chessed em hebraico), mediante a fé (confiança) no Senhor.

Mas nesta porção vamos ver elencada a mais importante razão da entrega da Torá pelo Eterno ao seu povo Israel.

A Torá não foi dada apenas para que os homens pudessem ter consciência de seus pecados, e suas conseqüências. A Torá foi dada ao seu povo para que, ao cumpri-la, alcançassem Sabedoria e Conhecimento do Eterno.

A Torá trás mandamentos que explicitam a moral divina. Trás discernimento da justiça adequada, e de como construir uma sociedade justa.

Também trás estatutos, com segredos proféticos, que apontam para nosso Messias, e para a nossa esperança de redenção da humanidade. 

Portanto, a observância da Torá tem um grande valor para todos os que amam ao Eterno. E deveria ser uma preocupação de cada discípulo de Yeshua o conhecer e praticar a Torá.

Não que isso seja necessário para a Salvação, mas com toda certeza o é para uma vida de qualidade, e de serviço ao Eterno.

Que o Eterno nos abençoe!

#Parasha #Vaetchanán
#Torá #Yeshua #Salvação 
#Qualidade #Vida



Comentários