Parashá Yitro

A parashá Yitro (Jetro) compreende Êxodo capítulos 18,19 e 20. São três capítulos especialmente importantes da Torá.
No capítulo 18 temos o registro do reencontro entre Jetro, Zípora, Gérson e Eliezér com Moisés. No capítulo 19 temos o anúncio da Aliança do Sinai. E no capítulo 20 o encontro entre Israel e seu Deus, em meio ao fogo, fumaça, sons de Shofar e Línguas de Fogo (lapidim); o Eterno proclama seus Dez Mandamentos.
No capítulo 18 vemos o sacerdote moabita Yitro (Jetro) ouvindo o relato de como o Eterno libertara Israel do Egito. Diante do exposto, Jetro reconhece que apenas o Eterno é o verdadeiro Deus.
Ele se alegra com os feitos do Eterno em favor de seu povo, recebe Adonai como seu Deus, oferece-lhe sacrifícios e faz uma aliança com os anciãos de Israel.
O que vemos na vida de Jetro é um genuíno relato de conversão.
Converter-se à Deus envolve todos os passos vivenciados por Jetro: Reconhecer ao Eterno, alegrar-se nEle, recebê-lo, adorá-lo e entrar na comunhão com os santos.
Mas outro detalhe que faz parte da conversão, acontece também na vida de Jetro.
Logo ao ver como Moisés procedia ao julgar o povo, ele admoesta Moisés, e o abençoa dando uma importante contribuição para a organização de Israel.
O ímpeto de abençoar outras pessoas, e contribuir de forma voluntária para ajudar outros, ou a igreja, faz parte importante daquele que se dispõe a caminhar com o Eterno.
Yeshua estabeleceu sua igreja (kahal - congregação) sob o mesmo princípio:
"Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." Mateus 20:26-28.
Como discípulos de Yeshua devemos, assim como Jetro, procurar contribuir, ajudar e abençoar a comunidade ao qual estamos associados.
Que o Eterno nos abençoe.
#Parasha #Yitro
#Igreja #SerBenção
#Abençoar

Comentários