Unção de Betzaleel

A parashá desta semana (Vaiakhêl - Êxodo 35:1-38:20) nos conta a respeito da construção do Mishkan (Tabernáculo).

Enquanto Moisés estava no monte Sinai, ele recebera do Eterno instruções precisas sobre a construção do Tabernáculo. 

Lembremos que a intenção do Eterno em ordenar a construção do Mishkan era que o Eterno habitasse dentro de cada Israelita.

Este detalhe nos reporta a importância desta construção. Através do culto realizado no Mishkan, e da presença do Eterno ali, se os Israelitas buscassem à Deus de todo o coração, o Eterno faria habitação no coração de cada um deles. Este é o sentido exato do que diz Êxodo 25:8.

Lembremos que Yeshua (Jesus) se referiu ao Templo de Jerusalém (réplica fixa e substituta do Mishkan) de "Casa de meu Pai" (João 2:16). 

Verificando a importância do Mishkan, e o nível de detalhe de cada peça desta construção, sendo ela feita com metais valiosos, pedras preciosas, tecidos finos, uma pergunta deve ser feita.

Como que uma geração de escravos, que no Egito trabalhara apenas fazendo tijolos e manuseando barro, poderia construir algo tão sofisticado?

De fato, seria impossível que esta obra fosse realizada com aqueles operários. Para que a construção fosse bem realizada, seria necessário vir mão de obra qualificada de fora, para fazer e ensinar os israelitas a fazerem aquilo que o Eterno los ordenou.

Mas o que a Torá nos ensina é que, o Espírito de Adonai veio sobre um jovem chamado Betzalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá. E sobre Aoliav, da tribo de Dã. Também ungiu e separou outros homens para trabalharem na construção do Mishkan 

Betzalel recebeu uma capacitação tal do Espírito Santo para realizar a obra, que não apenas fez pessoalmente os principais itens do Mishkan, como também ensinou outros trabalhadores a realizarem outras tarefas da construção. 

A Torá diz que o Espírito do Eterno lhe concedeu tamanha sabedoria que tinha a capacidade de criar todos os detalhes de forma inspirada, exatamente como Moisés viu no monte Sinai.

"Disse então Moisés aos israelitas: O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras, entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal". Êxodo 35:30-35.

O que a Torá nos ensina é que necessitamos da Unção do Eterno sobre nossas vidas para realizarmos as suas obras.

Assim como os israelitas, fomos libertos de um mundo de pecados e injustiças. Nossas habilidades morais e nossa justiça são como pó e barro, perto da nobreza e preciosidade dos materiais que são necessários para fazermos a obra que o Eterno nos vocacionou.

Somos chamados para sermos sal nesta terra, e luz neste mundo. Não temos capacidade para tal obra. Por isso Yeshua ordenou diligentemente aos seus discípulos assim que subiu aos céus: 

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24:49.

E o que aconteceu dez dias após foi o revestimento que eles esperavam:

"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." Atos 2:4.

Assim como aconteceu com Betzalel, nós necessitamos ser cheios do Espírito Santo para cumprirmos o chamado que nos foi dados por Yeshua. Sem a capacitação do alto não poderemos fazer nada, afinal, Yeshua mesmo disse: 

"...porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5b.

Esta é a razão pela qual muitos discípulos de Yeshua não conseguem desempenhar-se bem como servo, volta e meia caindo em pecados, dando um testemunho fraco da verdade e da Graça de Deus. 

Necessitamos buscar ser sempre cheios do Espírito Santo!

Esta capacitação vem de Deus. Foi o Eterno em derramou sua unção sobre Betzalel e sobre os discípulos em Jerusalém. Mas cabe a nós desejar, buscar e pedir tal enchimento.

"Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Lucas 11:13.

Coloque este alvo nas suas orações, busque isto com toda a sinceridade do seu coração. Peça a Deus, e ele te dará do Espírito Santo, que lhe ensinará a caminhar em retidão, cumprindo o propósito do seu chamado.

"E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." 1 João 2:27.

O Eterno nos abençoe.

#Parasha #Vaiakhel
#Betzalel #Bezalel #Unção
#EspíritoSanto #Capacitação



Comentários