Necessário vos é nascer de novo!

A conversa de Yeshua com Nicodemos talvez seja o discurso mais contundente de Yeshua com relação à entrada no Reino. Ele é enfático em afirmar que, sem a experiência do Novo Nascimento é impossível alguém entrar no Reino.

Na tentativa de suavizar este discurso, alguns tentam amenizar o que seria este Novo Nascimento. Alguns anunciam que é o batismo nas águas, outros que é o simples levantar as mãos aceitando Yeshua como Salvador.

As palavras de Yeshua são claras: o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito.

O que Yeshua está dizendo?

Ele está respondendo a indagação de Nicodemos: "como pode um homem nascer sendo velho?"

O nascimento natural é a geração de uma nova vida que vem ao mundo. É a carne (humanos) gerando carne (outros humanos). Mas o Novo Nascimento ao qual Yeshua estava se referindo era um nascimento espiritual que só pode ser gerado pelo Espírito de Deus.

Na sequência Yeshua usa um jogo de palavras interessante. "O Vento assopra onde quer". A palavra "Ruach" traduzida por "Espírito" significa na verdade "vento", "sopro" ou "fôlego".

Esse jogo de palavras, para ensinar sobre como é a vida de quem é nascido do Espírito, retrata a obediência e a sintonia do servo ao Eterno.

"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz". Como assim? Vento não tem voz. Mas no Sinai, quando o Eterno se manifestou, foram vistas vozes proclamando os mandamentos do Eterno. E só quem ouve sua voz segue seu Caminho, mesmo que não saiba de onde veio, nem para onde vai.

Assim são aqueles nascido do Espírito! São guiados a viverem não conforme suas expectativas ou convicções pessoais, mas em sujeição e obediência por fé.

O Novo Nascimento é o milagre que o Eterno opera no espírito daquele que ouve ao Espírito de Deus, aborrecendo a sua própria vida por amor ao autor da Vida.

Este Novo Nascimento começa com a morte para uma vida de pecados, e culminará na ressurreição para a Vida Eterna com Deus.

É exatamente isso que o batismo nas águas tipifica, a morte e sepultamento com Yeshua, e a ressurreição nEle.

Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

O Eterno nos abençoe!

#NovoNascimento #Yeshua #Fé #Torá #NovaVida


Comentários