Parashá Nassô: O Kapporeth e Shavuot

Estamos neste shabat em meio à celebração da festa de Shavuot (Pentecostes), e estudamos a porção Nassô (Números 4:21-7:89).

É muito especial o verso que encerra esta parashá justamente durante a festa de Shavuot, principalmente para os discípulos de Yeshua.

"E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório (Kapporeth), que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava." Números 7:89.

O Kapporeth era uma peça peculiar da arca da aliança. A palavra Kapporeth significa literalmente "tampa", mas também tem o sentido de expiação, ou propiciação. Kapporeth vem da mesma raíz de Kippur.

Era no Kapporeth que era aspergido o sangue do sacrifício de yom kippur. E era ali que o Espírito do Eterno falava com Moisés através da Shekinah.

O Kapporeth, juntamente com toda a arca, ficava escondida atrás do Paroketh, o véu que separava o santo do santo dos santos. A palavra Paroketh significa "separar" ou "fratura" e tipifica justamente a separação entre Deus e os homens devido ao pecado.

Quando Yeshua estabeleceu a Nova Aliança através de seu sacrifício, o evangelista Mateus fez questão de registrar que o Paroketh rasgou de alto a baixo, mostrando que através deste sacrifício alcançamos a verdadeira expiação.

E, após a ressurreição de Yeshua, o Ruach Elohim (Espírito de Deus) foi derramado sobre aqueles que primeiro entraram na Nova Aliança.

No dia de Shavuot (Pentecostes) a Shekinah, que antes aparecia sobre o Kapporeth, repousou sobre os discípulos de Yeshua, e todos passaram a falar em línguas estranhas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

O Espírito que estava restrito ao Kapporeth, agora fala diretamente ao coração daquele que é cheio do Espírito, guiando e dirigindo em santidade e boas obras.

Daí a extrema necessidade de buscarmos ser cada vez mais cheios do Espírito Santo, pois é a presença do Eterno em nós, conquistada por Yeshua na cruz.

Nada mais significativo para nós do que meditar nestas palavras durante a festa de Shavuot.

O Eterno nos abençoe!
#Parashá #Nassô #Kapporeth #Propiciatório #Yeshua #Shavuot #EspíritoSanto #Ruach


Comentários