Breve apresentação da Bíblia

Muito já foi falado sobre a necessidade de se estudar e conhecer a bíblia, pois todo o plano de Deus para os homens nela está escrito.

Fato é que existem alguns problemas para aqueles que iniciam a leitura da palavra de Deus, problemas como a linguagem escrita, situações contemporâneas, cronologia dos fatos, tudo isso acaba dificultando o inicio do estudo da bíblia.

Vou procurar descrever aqui algumas orientações iniciais para facilitar este inicio e quero afirmar desde já que você não precisará consultar nenhum outro livro para entender a bíblia, a bíblia se explica por si mesma.

História e divisão da bíblia

Ao contrario do que comumente se pensa a bíblia não é um livro apenas, mas sim uma coletânea de livros. Ao todo são 66 livros divididos em dois volumes, Velho e Novo Testamento, que foram escritos por cerca de 40 escritores em um período de aproximadamente 1500 anos.

Obviamente que seus escritores não tinham a menor idéia da dimensão da obra que estava sendo criada, mas Deus estava usando cada um de uma maneira peculiar para registrar o seu plano de redenção.

A história do povo Hebreu se funde à história bíblica, e isso tem um propósito claro, este povo foi escolhido por Deus para se manifestar às gerações e desenrolar o seu plano de redenção. Portanto para compreender melhor a bíblia é importante conhecer um pouco sobre a história desde povo.

O livro de Genesis é uma chave para se entender toda a história bíblica, pois ele reporta a nós a criação da terra, dos homens e o seu momento mais crítico, sua rebelião contra Deus. Desde então o livro passa a narrar a trajetória da história humana até a morte de Israel (ou Jacó), último patriarca que deu origem ao povo Hebreu.

No livro de Genesis temos também registros de importantes acontecimentos da antiguidade, que hoje em dia passa a ser estudado pela arqueologia, como é o caso do dilúvio, da torre de babel, da destruição de Sodoma e Gomorra, entre outros fatos relevantes da antiguidade. Talvez seja o livro mais respaldado pelas recentes descobertas arqueológicas, e o único a descrever com exatidão o momento mais crítico da história humana, a prática do primeiro pecado pelos nossos pais, Adão e Eva.

A partir do livro de Êxodo temos a descrição da formação da nação de Israel, ou povo Hebreu, desde sua saída do Egito até o encontro com Deus no monte Sinai e a peregrinação pelo deserto. Neste livro temos o registro da milagrosa intervenção de Deus para a libertação dos Hebreus que estavam escravos no Egito. O ponto mais importante deste livro é o encontro dos Hebreus com Deus no monte Sinai, e a entrega dos mandamentos que foi ditado e escrito pelo próprio Deus.

Este acontecimento é tido como a constituição da nação de Israel, pois as leis dadas neste momento por Deus a Moisés eram leis de âmbitos morais, religiosas e sociais. Esta divisão é importante para entendermos o porquê e quais leis se aplicam a nós, no nosso cotidiano e na nossa sociedade atual.

A partir do livro de Josué vamos ter a descrição histórica do povo de Israel na conquista de seu território e da sua organização social e política. A bíblia narra também com exatidão todos os erros e desvios do povo de Israel para com a Lei de Deus e a conseqüência de sua desobediência. Nestes livros vamos encontrar histórias de pessoas importantes que pela sua fé em Deus venceram muitas dificuldades e são exemplos de fé para nós hoje.

Um ponto importante para se saber sobre a historia bíblica é que toda ela tem uma finalidade clara, toda a história bíblica narra sobre pessoas que fizeram parte da genealogia de Jesus Cristo. Não é errado dizer que o principal personagem da Bíblia de Genesis ao Apocalipse é a pessoa de Jesus Cristo, afinal foi por causa do pecado de Adão que Jesus veio à terra, Ele usou um povo inteiro para registrar suas leis e sua vontade para o homem, usou uma família com passado glorioso e presente humilde para nascer como homem, sendo ele o Rei do universo como Deus e de uma linhagem real como homem, nasceu como um humilde carpinteiro, mostrando que a nossa história que um dia foi gloriosa no Éden hoje somos pessoas desprovidas de glória pelo pecado.

Mas Jesus veio como um de nós para morrer por nós e pagar o preço do nosso pecado para nos resgatar novamente à glória perdida por nossos pais no Éden.

A finalidade de toda a bíblia é essa, deixar claro o quanto Deus nos ama, e como Ele tem interferido em nossa história para nos resgatar, e deixar o caminho que devemos seguir para sermos salvos por Ele.

Estude a bíblia a partir hoje e descubra você mesmo essa história magnífica de glória, queda, dor, amor, resgate e salvação.

Comentários