Santidade e Graça!



“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:15-16
A palavra “santo” tem tido seu verdadeiro sentido deturpado nos últimos séculos em conseqüência da igreja Católica, que tem denominado assim aqueles que ela elege como dignos de “veneração” e “culto”.
Tanto na língua grega, como na hebraica, e até mesmo no português a palavra “santo” significa “puro” e “separado para Deus”.
Quando olhamos para a bíblia, percebemos que ser santo é uma exigência a todos os que decidem seguir a Jesus Cristo. A condição para o perdão é justamente o arrependimento, e arrependimento leva ao abandono do pecado.
Assim vemos inúmeros textos na bíblia que afirmam que um verdadeiro cristão deve andar em santidade e podemos afirmar sem nenhuma sombra de dúvida que santificação é um princípio de salvação.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hebreus 12:14
Veja que Jesus, por várias vezes, após realizar a cura em uma pessoa, imediatamente a adverte para que “não peques mais”. Portanto entendemos que a experiência do encontro com Cristo deve proporcionar em nós o desejo intenso de nos afastar do pecado.
“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:11
“Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” João 5:14
O evangelho é a mensagem de que Jesus Cristo é o Filho de Deus encarnado, que morreu na cruz em nosso lugar, para pagar o preço dos nossos pecados, abrindo assim uma oportunidade para que os homens possam obter perdão mediante o arrependimento de suas obras más. A fé nessa mensagem é o que leva a pessoa a professar o nome de Cristo com seu Senhor e Salvador.
Seria muito incoerente afirmar ter fé neste evangelho, e continuar na prática do pecado, visto que foi esse pecado que levou Cristo para a cruz. Portanto imaginar ser possível alguém professar a fé cristã e continuar vivendo na prática do pecado é um absurdo.
Assim é certo que a fé, operada pela graça de Deus, deve levar o homem a um viver santo, digno, reto, servindo a Deus e resistindo ao pecado!
“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2
Isso quer dizer que o cristão, após aceitar a Cristo em sua vida, não pecará mais? E se pecar não terá perdão?
Precisamos entender que somos salvos é pela graça de Deus, não por obras, mas por aquilo que Cristo fez na cruz em nosso favor.
Assim mesmo que você viva cumprindo todos os preceitos da lei de Deus rigidamente, isso não poderá te santificar diante de Deus. E até mesmo a santificação, ou o abandono do pecado, é gerado pela operação da graça de Deus!
Se somos salvos pela graça de Deus e sabemos que a santificação é um princípio de salvação, então temos que entender que a santificação também é operada pela graça de Deus em nós.
Assim podemos afirmar que é Deus quem nos santifica! Nenhuma obra boa pode ser realizada em nós partindo de nós mesmos, visto que somos maus e tendenciados ao pecado, assim mesmo fazendo o bem, acabamos fazendo o mal. Mas toda boa obra é operada a partir de Deus para as nossas vidas.
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:18-19
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13
Porém, mesmo sabendo que tanto a salvação como a santificação é operada pela graça de Deus em nós, não imagine que não há nada para se fazer com relação à santidade, pois sempre é necessária uma resposta do homem à operação de Deus.
Cristo morreu por todos, mas serão salvos apenas aqueles que crerem na mensagem do evangelho, da mesma forma a santificação é operada em todos os cristãos, mas efetivamente acontece apenas naqueles que mantém uma postura de santificação.
Apostolo Paulo esclarece isso de uma forma muito simples ao dizer a respeito das inclinações, ele diz:
“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5-8
Assim, mesmo sabendo que a santificação é operada por Deus em nossas vidas, cabe a nós o trabalho de resistir ao pecado, negá-lo sempre que nos for apresentado, oferecer nossos membros, nossos desejos e vontades a Deus, mesmo sabendo que isso será em alguns momentos doloroso, mas não podemos amar o pecado.
O verdadeiro cristão é aquele que tem consciência da gravidade do que o pecado significa, tem consciência que foi o nosso pecado que levou Cristo à cruz, e por isso odeia o pecado.
Mas o que fazer se mesmo odiando o pecado, mesmo resistindo ao pecado, em algum momento se ver novamente sujo por ele? Existe alguma esperança para aquele que caiu no pecado?
Sim, claro que existe! Entenda que de uma forma absoluta não é o pecado quem leva o homem para o inferno, mas a rejeição a Cristo e seu perdão que irá condená-lo!
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:11-12
Assim quando surpreendido pelo pecado, é possível obter perdão novamente, através do arrependimento genuíno e da confissão a Cristo.
 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17
E assim, novamente perdoado e revigorado pelo amor de Deus, o crente pode novamente voltar a combater contra o pecado em sua vida, crescendo cada dia mais em santidade e no temor ao Senhor!
“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Hebreus 12:1 e 4


Comentários