Somos todos filhos de Deus?


“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” Romanos 8:14
É muito comum ouvirmos a afirmação de que somos filhos de Deus, e por isso somos abençoados por Ele, visto que Deus ama seus filhos. Creio que esta afirmação seja fruto de um desejo comum, desejo de ser aceito por Deus. Mas muito longe de ser uma verdade, esta afirmação contradiz a bíblia, que afirma que apenas algumas pessoas têm o privilégio ou o poder de assim ser chamado.
A bíblia nos ensina algumas coisas sobre o relacionamento entre Deus e o homem, e a filiação é uma condição muito peculiar, apenas aqueles que preenchem os requisitos básicos para isso alcançam esta graça.
Primeira coisa que a bíblia ensina sobre nossa posição diante de Deus é que todos nós somos criados por Ele. Somos obras de suas mãos, feitos por Ele com um propósito claro. Todos, sem exceção, temos nossa origem em Sua vontade!
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10
O homem foi criado pelas mãos de Deus, com o propósito de viver conforme a Sua vontade, andando em boas obras, mas o homem criado pecou e se rebelou contra Deus, andando em seus próprios caminhos. A partir de então o homem se tornou incapaz de agradar a Deus.
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Romanos 7:18-20
Segundos ponto que aprendemos na bíblia é que Deus amou a sua criação a ponto de oferecer seu Filho para morrer no lugar dela, e neste amor encontramos a grande diferença entre aqueles que são apenas criaturas daqueles que se tornam filhos de Deus.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
“Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” 
João 1:10-12
Aqui então temos condições de começar a entender o que significa a filiação do homem por parte de Deus. A condição para ser filho é “receber” e “crer”.
Entendemos por João 3:16 que Jesus é o unigênito de Deus, não primogênito mas unigênito que significa “único gerado”. Isso nos dá uma idéia clara que os demais “filhos” não são filhos “gerados”, mas filhos “adotados”, assim nós não temos a natureza de Deus nativa em nosso gene, mas somos adotados por Ele e recebendo dele a sua natureza por “adoção”.
Veja como apóstolo Paulo destaca o fato de sermos filhos por adoção e não por criação ou geração:
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gálatas 4:4-6
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” Romanos 8:15
“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,” Efésios 1:5
Outro ponto que podemos facilmente estabelecer com estes textos é que por ser pela adoção, não é por mérito nosso que somos chamados de filhos, mas é pela graça de Deus.
Entenda definitivamente que nada em sua vida ou em suas atitudes podem agradar a Deus ou te fazer participante de sua natureza, não é por seus méritos que você alcança a filiação, mas é unicamente pela graça de Deus em sua vida. Quando um casal adota uma criança, a criança a ser adotada não possui nenhum direito para reivindicar sua adoção, a adoção ocorre pela graça de seus novos pais que livremente decidem adotar. Assim a nossa adoção não é por nossos próprios méritos ou direitos, mas unicamente pela graça de nosso Deus.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8-9
Quando Jesus, o unigênito de Deus, morreu naquela cruz, Ele possibilitou ao homem caído, reconciliar-se com Deus, e não somente isso, mas deu ao homem a oportunidade de ser participante da natureza de Deus, através do seu Espírito. Jesus não apenas nos livrou da condenação eterna que nosso pecado nos impõe, mas nos possibilitou ser feitos participantes de promessas muito maiores.
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:4
Assim a filiação é ofertada a Deus para todos os homens, visto que Jesus morreu na cruz por toda a humanidade, como entendemos em João 3:16, Deus amou o mundo, amou toda a sua criação. Mas a filiação que é ofertada deve ser aceita, e esta aceitação é a chave para se obter a filiação.
Então passamos a entender mais claramente o texto de João 1:10-12, pois apenas a quem O receber lhe será dado o poder de ser feito filho de Deus. A adoção é consumada naqueles que entendem e crêem no evangelho de Jesus Cristo, e recebem seu Espírito, sendo assim guiado pelo Espírito Santo como nos descreve Romanos 8:14.
O ser guiado pelo Espírito Santo é o que nos capacita a viver uma vida de santificação, uma vida em que o pecado não é mais uma prática. Assim, sendo guiado pelo Espírito Santo temos condições de agradar a Deus. Paulo no capítulo 8 de Romanos nos explica claramente quais as conseqüências de uma vida guiada pelo Espírito de Deus.
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:5-9
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:13-16
Veja que o ser guiado pelo Espírito Santo leva o cristão à inclinação para o Espírito. Não que ele esteja isento de pecar, mas o pecado não será mais uma prática em sua vida.
Da mesma forma como o homem natural tem sua inclinação para o pecado, o cristão tem em sua vida inclinação para as coisas espirituais. Ou seja, o Espírito Santo o conduz à santificação.
Veja como Cristo descreveu a atuação do Espírito Santo na vida do homem quando Ele fosse glorificado:
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:7-8
Assim, cabe ao cristão não resistir à operação do Espírito Santo quando este lhe convence do pecado, mas ter um coração arrependido e quebrantado, confessando seu pecado diante de Deus e resistir a sua prática, permitindo que o Espírito Santo o conduza no processo de santificação, oferecendo os seus membros à obediência a Cristo.
“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16
Se você acredita ser filho de Deus, mas em suas atitudes não é possível enxergar os frutos da inclinação para o Espírito, se não é possível estabelecer em sua vida o processo de santificação, se seu coração ainda continua inclinado para as coisas próprias da carne, e não oferece nenhuma resistência à pratica do pecado, creio que você deve rever seus conceitos, talvez ainda lhe falte compreender o que significa receber a Cristo como Senhor e Salvador, e principalmente o que implica arrepender-se de seus pecados.
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4

Comentários

Postar um comentário