Você ama a Deus?



Muito se fala sobre o amor de Deus, é comum as pessoas afirmarem que Deus é amor, e isto é verdade. E este amor foi provado a nós através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Fato é que ninguém é capaz de te amar mais do que Deus e quando olhamos para esta prova de amor, não tem como não nos sentir constrangidos, pois antes mesmo que pudesse haver em nós qualquer sombra de arrependimento, Jesus já havia decidido morrer por nós.
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8
Em sua onisciência Deus sabia de antemão que o homem iria pecar, mesmo assim o criou, e não apenas isso, mas também planejou o resgate do homem caído. Para nós humanos talvez seja difícil entender, mas isso mostra ainda mais o quanto Deus nos ama.
Quando olhamos para a narrativa do Genesis percebemos claramente como Deus colocou o homem acima de toda a sua criação. De fato o mundo foi criado por nossa causa, para nos dar abrigo e sustento. Toda a criação foi feita por Deus para o desfrute do homem.
Mesmo desfrutando de tantos cuidados da parte de Deus o homem decidiu desobedecer e rebelar-se contra seu criador. A criatura resolveu tomar as rédeas de sua vida e não estar mais debaixo da tutela de seu criador, mas decidir por si mesmo entre o bem e o mal.
Os efeitos deste fruto (fruto do conhecimento do bem e do mal) podem ser vistos em nossos dias quando olhamos para nossa sociedade atual. Os homens insistem em decidir sobre o que é certo e errado pautando suas posições em convicções próprias e não no que Deus diz a respeito.
A rebeldia do homem trouxe a condenação, a separação eterna de Deus! Normalmente se tem uma visão equivocada com relação ao inferno, acredita-se que este lugar, se é que existe, é reservado apenas para pessoas extremamente más. Mas isso não é verdade, o inferno de fato existe e a bíblia fala muito a respeito dele, mas ao contrário do que se imagina o inferno não é um lugar feito apenas para pessoas extremamente más, é feito para todos aqueles que não amam a Deus!
Você pode argumentar dizendo que não há problemas, pois você ama a Deus, mas será que você realmente ama a Deus? O que a bíblia diz a respeito das pessoas que amam a Deus?
Não há como amar a quem não se conhece! Amar em muitas traduções pode significar: Dar preferência, ter afeição, inclinação e satisfação.
Quando olhamos para um relacionamento de amor entre os homens, sabemos que é necessário conhecer a outra pessoa, conhecer seus gostos, suas perspectivas, saber o que pensa e como vê o mundo em sua volta, e assim havendo afinidades é possível que haja um relacionamento.
Com Deus não é diferente, como alguém pode dizer que ama a Deus se não O conhece? Não sabe o que Ele pensa sobre suas atitudes, sobre seus pensamentos, suas vontades. Como pode amar a Deus e não querer conhecer as suas leis?
Neste contexto que as palavras de Jesus se tornam mais claras, pois para amarmos a Deus é necessário duas coisas, primeiro conhecer seus mandamentos e segundo guardar seus mandamentos no coração.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”... “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14:21;23-24
Entenda que Deus amou a todos, e Jesus morreu na cruz por todos os pecados de todos os homens, mas à apenas aqueles que O amarem, é que Ele irá se manifestar. A salvação é ofertada gratuitamente a todos os homens, mas somente receberão o perdão dos pecados, aqueles que se arrependerem.
Amar a Deus é muito mais do que uma simples exclamação. Amar a Deus tem que significar o desejo ardente de conhecê-lo e obedecê-lo! Um reconhecimento genuíno de seus pecados e da sua vã tentativa de tomar as rédeas de sua vida, pautando suas ações meramente no que você pensa ser o certo ou errado, alheio aos mandamentos do Senhor, seguido de um arrependimento genuíno e um desejo de conhecer os mandamentos de Cristo para não pautar sua vida ao seu “achismo”, mas na Palavra de Deus!
Amar a Deus não significa ser isento de pecado, mas significa esforçar-se, empenhar-se ao máximo para conhecer e cumprir os mandamentos de Cristo!
A promessa de Cristo para aqueles que O amarem são duas, inicialmente que será amado de Deus, e em segundo que tanto Cristo como o Pai se manifestaram a ele. Estar eternamente com Deus, diante de Cristo é o desejo de todos aqueles que O amam. Enquanto que o inferno é preparado para todos os que não O amam, o Reino Celestial é preparado para todos os que amam a Deus, e serviram ao seu propósito!
O que significa passar a eternidade com Deus? Certa vez apóstolo Paulo respondeu esta pergunta da seguinte maneira:
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2:9
É impossível descrever em palavras, mas estar com Deus eternamente é sem dúvida alguma a melhor coisa para o homem, afinal foi para isso que fomos criados, e nada melhor para a criatura do que exercer a função para a qual foi criada!
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18

Comentários