Por que sofremos?



A dor e o sofrimento faz parte da vida de todos os homens, não há ninguém que não sofra. Não é difícil olhar a nossa volta e vermos o quanto o sofrimento está presente em nosso dia a dia. Também não são poucos os que têm se aventurado a explicar as razões dos sofrimentos e propor uma “cura”. Na verdade todos nós no momento de dor e sofrimento sempre nos perguntamos o porquê de estar passando por isso?
Certa vez em Jerusalém alguns homens estavam perplexos, comentando sobre um acontecimento terrível, que causou muita dor a muitas famílias. A forma trágica como alguns galileus haviam sido mortos no templo. Conta a história que para construir um aqueduto, Pilatos havia ordenado que soldados romanos entrassem no templo e pegassem dinheiro das ofertas.
Porém alguns galileus não queriam permitir a entrada dos soldados no templo, por serem gentios, e por barrarem os soldados foram mortos e seu sangue misturara ao dos seus sacrifícios que tinham acabado de ofertar ali.
Não muito longe daqueles dias, uma torre chamada de Siloé, que situava-se ao sul de Jerusalém, havia caído e matara 18 homens. Havia sido uma fatalidade, um acidente sem causas aparentes.
Alguns em Jerusalém acreditavam que estes acontecimentos eram em decorrência do pecado daqueles homens. Entre os fariseus principalmente era muito comum a ideia de que o mal era consequência direta do pecado sempre.
Porém outros questionavam onde estaria Deus que não atentou para estes homens e suas famílias?
Diante da dor e do sofrimento sempre buscamos respostas. Não entendemos o porquê de aquilo estar acontecendo conosco e às vezes nos culpamos, ou culpamos outros e às vezes culpamos a Deus pelo nosso estado.
Mas Jesus ouvindo esses comentários fez uma afirmação:
“Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” Lucas 13:2-5
Pela bíblia podemos encontrar 3 razões pelas quais sofremos. Primeira causa é a natureza desta vida terrena. A nossa vida naturalmente tende a ser penosa e sofrida, estamos sujeitos a doenças, males, fatalidades, desconfortos e desilusões. Isso se deve ao pecado de Adão, desde o seu pecado o próprio Deus disse:
“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:17-19
O segundo motivo que vemos na bíblia ser razão de nosso sofrimento é por consequência direta de nossos próprios pecados. Tudo o que nos fazemos trás consequências, sejam boas ou ruins, e mesmo Deus perdoando nossas ofensas, ele não remove as consequências de nossos erros. Exemplo disso temos o rei Davi, que por causa de seu adultério por Betseba, não somente seu filho com ela veio a morrer como a espada nunca se apartou de sua casa, assim como o profeta o disse:
“Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” 2 Samuel 12:9-10
E também encontramos Paulo ensinando:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
Quando Jesus deu aquela resposta sobre os galileus, de que se não houvesse arrependimento todos da mesma forma iriam perecer, ele não estava dizendo que todos estavam sujeitos a terem seus sangues misturados aos sacrifícios ou que todos estariam sujeitos a ser soterrado por uma torre. O que Jesus estava alertando é que, por causa dos nossos pecados, todos estão sujeitos às mesmas condições e pior a uma eternidade de sofrimento.
Todos nós estamos sujeitos à ira de Deus porque desobedecemos a Ele, preferimos fazer a nossa vontade em detrimento à Sua Vontade! A palavra de Deus nos alerta:
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;“ Romanos 3:23
Na sequencia Jesus conta uma parábola:
“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.” Lucas 13:6-9
Por vezes estamos como uma arvore frondosa, onde tudo está aparentemente bem. Estamos com saúde, estamos financeiramente estáveis, ambiente familiar está gozando de certa paz. Mas mesmo esta arvore estando sadia, e desfrutando da terra, ela não está produzindo frutos.
Estamos tão ocupados em desfrutar da vida que não nos preocupamos em produzir frutos de obediência a Deus, de arrependimento, de amor ao próximo.
Deus permite momentos em que temos nossas raízes expostas, permite momentos em que nos sentimos sem chão a nossa volta, para que reconheçamos o quão nossa vida é efêmera. O quanto nós não podemos nada, e o quanto lutamos em vão com nossas próprias forças buscando uma felicidade transitória.
Às vezes é necessária a dor e o sofrimento para reconhecermos em Deus a única finalidade de nossas vidas. Lembre-se do que Jesus disse: “vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.
A dor e o sofrimento só tem propósito, quando nos levam a amar mais a Deus, e a nos render aos seus pés e reconhecer nele a única finalidade de nossas vidas.
E porque mesmo na vida do cristão vivemos angustias e tribulações? Se eu já me rendi ao Senhor, porque tenho que passar por sofrimentos?
Está é a terceira causa que encontramos na bíblia, do motivo de sofrimentos, a sujeição à vontade de Deus. Jesus disse:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.“ João 16:33
E ainda Paulo nos afirma:
“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.” Filipenses 1:29
E também o mesmo Cristo nos advertiu
“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” Mateus 10:38-39
O cristão deve e passará por tribulações, angústias, dúvidas, medos, com um único propósito: lembrar-se de que é um cidadão dos céus, e é lá que está a sua felicidade.
Mas apesar de estar sujeito às mesmas dores e sofrimentos, o cristão tem algo diferente daquele que não tem a Cristo: a Paz de que sua herança está guardada! Que esta vida é passageira, efêmera e vazia, mas as promessas de Deus são eternas!
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18
Portanto se estás passando por dores e sofrimento busque a Deus! Lembre-se de que és pó, e que Deus tem te chamado para algo muito maior do que apenas esta vida. Deus tem te chamado para a eternidade. Renda-se a Cristo e a sua vontade, arrependa-se de seus pecados e ame-o.
Lembre-se que a figueira foi escavada e estercada para que pudesse dar frutos a fim de não ser cortada. O momento de dor é o momento de quebrantarmos aos pés de Cristo, e atender ao seu chamado!
Fortaleça sua fé em Cristo e respondendo desta forma ao sofrimento se cumprirá em sua vida o texto que diz:
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.“ Romanos 8:28
Quer que todas as coisas, inclusive a dor e o sofrimento, contribua para o seu bem? Ame a Deus e atenda ao seu chamado!
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:31-39


Comentários