Um jovem pobre!


“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” Mateus 19:16-22

Um jovem rico aproxima-se de Jesus chamando-o de bom, e perguntando o que faria para herdar a vida eterna. Inicialmente percebemos que este jovem sabia de sua necessidade de salvação. Poderia ser ele um jovem muito religioso, que frequentava sempre a sinagoga, pois ele mesmo diz que desde sua infância se esforçava em conhecer e obedecer as leis de Deus. Com toda a certeza ele se achava muito bom, fiel, obediente às escrituras, mas no seu íntimo sabia que ainda algo lhe faltava. Ele foi ao encontro de Jesus porque queria se certificar de que tudo o que ele estava fazendo estaria lhe garantindo a eternidade, ele precisava da afirmação de que seu esforço estava sendo útil.
Porém a resposta de Jesus o frustra de tal forma que ele sai de sua presença entristecido. Na resposta de Jesus vemos algumas coisas interessantes, primeiramente Jesus o questiona porque chama-lo de bom, pois só há um bom que é Deus. Claro que Jesus não estava negando ser ele bom, pois ele é Deus, mas ele estava primeiramente dizendo ao jovem que ele não era bom, apesar de todos os seus esforços ele não era bom. Todo o homem é mal e tendenciado ao erro, a bíblia deixa isso claro e Jesus mesmo afirma categoricamente que não há ninguém bom senão Deus. E em segundo lugar ele mostra ao jovem que o mesmo não acredita que Jesus fosse o Cristo. Aquele jovem não estava procurando o Salvador e Senhor de sua vida, ele estava procurando um mestre religioso de grande prestígio popular, ele queria ouvir as palavras sabias de um homem, ele não estava procurando o salvador de sua alma.
Jesus diz “Se queres entrar na vida, guarde os mandamentos” e ainda especifica “não mataras, não adulteraras, não furtaras”. Jesus novamente coloca a prova o coração daquele jovem, pois era evidente que aquele jovem não conseguira guardar todos os mandamentos de Deus em toda a sua vida, obviamente que em algum momento aquele jovem havia pecado, mas o seu orgulho era tão grande que aquele jovem sem pestanejar declarou que todas aquelas leis ele observava desde a sua infância, e Jesus então o mostra de maneira sutil que isso não era verdade ao dizer: “venda todos os seus bens e dê aos pobres, depois vem e me segue”.
Aquele jovem demonstrou em poucos segundos que ele não guardara os principais mandamentos, ele não amava a Deus sobre todas as coisas, visto que sua riqueza estava acima da vontade de Deus em sua vida, e ele também não amava o próximo como a si mesmo, pois não conseguia compartilhar seus bens com seus semelhantes, ele novamente amava mais as riquezas do que às pessoas.
O jovem retirou-se entristecido da presença de Jesus. Quantas outras pessoas ao encontrarem com Cristo não o seguiram jubilantes, regozijando-se de grande salvação, no entanto o encontro com o mesmo Cristo que para muitos foi o motivo de alegria para este jovem foi motivo de tristeza. Ainda hoje, encontrar-se com Cristo pode ser para alguns, alegria e salvação, e para outros, tristeza e frustração.
Com este jovem rico aprendemos algumas lições, primeiramente que nossa religiosidade e nosso esforço em obedecer às leis de Deus de nada valem se nosso coração verdadeiramente não amar a Deus acima de todas as coisas. É completamente inútil ir à igreja, frequentar vigílias, ler a bíblia, pregar o evangelho, se o nosso coração não estiver totalmente em Deus. Devemos ter sempre em mente que a salvação não é pelas nossas obras, não pelo nosso esforço, mas unicamente por um coração quebrantado, arrependido, humilde e desejoso de Cristo, afinal o único que poderia fazer a obra para nos salvar foi Cristo, e Ele o fez!
Em segundo nunca deixe que seu coração se iluda com as riquezas desta terra. Bens, dinheiro, status, são coisas efêmeras e transitórias, e Jesus declara para seus discípulos que ao abandonar essas coisas por amor a Ele, estaremos conquistando bens no reino eterno! Este jovem rico, na verdade era um jovem pobre.
“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” Mateus 19:29
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Comentários