Pequena introdução ao livro de Jó.

O livro de Jó, na bíblia, nos conta a história de um homem que, o próprio Deus testifica sobre ele, era um homem íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal. Ele também era um homem muito rico, o maior de todo o oriente, e que tinha muito prestígio em sua sociedade.

A bíblia nos conta que Satanás pediu para Deus que permitisse provar a fé de Jó, e Deus concede seu pedido. Então Jó perde tudo o que tem subitamente; família, dinheiro, posses, saúde, respeito. Jó sem entender o porquê tudo aquilo estava acontecendo com ele começa a se justificar diante de Deus, porém sem perder sua fé e integridade, enquanto que seus amigos o acusavam de pecados que ele não tinha cometido.

Porém, em âmbito espiritual, muito além das percepções de Jó, ele estava testemunhando sua fidelidade a Deus para anjos, demônios e principalmente contra Satanás, que havia dito que Jó blasfemaria contra Deus quando essas coisas ruins acontecessem.

Paulo certa vez escreveu que tinha como certo que Deus havia colocado os apóstolos como espetáculo para o mundo e para os anjos e demônios.

Jó passou pela tribulação, conservou sua integridade e fidelidade a Deus e não só teve de volta o dobro de tudo quanto havia perdido como também humilhou a Satanás publicamente, mostrando que sua fé não se baseava em circunstâncias, mas no temor ao Senhor.

Assim quando você, mesmo sendo fiel a Deus, passar por tribulações, injustiças e acusações, lembre-se que sua fé não se baseia em circunstâncias, mas no amor de Jesus Cristo. Também que não temos nossa esperança em coisas terrenas, mas esperamos as eternas, as quais fazem parte das promessas de Deus para nós, e agindo assim, mantendo a integridade e a fidelidade ao Senhor sob qualquer preço, estamos testemunhando não somente a homens, mas a todo o reino espiritual, que amamos ao Senhor.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.“ Habacuque 3:17-19

Comentários