A mensagem profética.



A Fé é a convicção de que nossas crenças estão alicerçadas na Verdade, portanto, essa Fé deve ter uma base lógica, racional e verídica.
Temos apresentando o porquê a bíblia preenche este requisito, de ser uma base lógica, racional, e plenamente verídica, sendo, portanto, a mais valiosa base de nossa Fé.
Até o momento tratamos de como Deus agiu para que a bíblia fosse formada e chegasse até nós, mostrando que a sua própria formação já é um indício claro de ser um livro no mínimo especial frente a todos os demais escritos do mundo.
Tratamos também do padrão moral que a bíblia nos apresenta, indicando que este livro não pôde ser produzido por uma vontade humana, vista que a moralidade que ela apresenta é muito superior à nossa.
Durante os séculos muitos livros e doutrinas foram estabelecidos, visando apresentar ao homem leis ou padrão de conduta, mas nenhum deles se assemelha à bíblia, onde todos os seus ensinos morais são plenamente aplicáveis desde a antiguidade, até os nossos dias.
Também vimos que a historicidade da bíblia pode ser confirmada em nossos dias através de inúmeros achados arqueológicos, sendo o mais confiável registro histórico de todos os tempos.
E não somente isso, mas pudemos atestar que seu conteúdo permaneceu inalterado até os nossos dias.
Todos os argumentos que vimos acima corroboram para o fato de a bíblia ser uma confiante base da verdade, e seu ensino verdadeiro e proveitoso para nós.
No entanto, há um argumento que eleva a bíblia a um patamar muito mais superior ainda a qualquer outro escrito, sendo de fato um livro de origem sobrenatural.
Refiro-me à questão profética!
Se há algo que prova de maneira contundente que a bíblia é a Palavra de Deus, é a sua mensagem profética e seu cumprimento ao longo dos séculos.
Muito diferente do que se acredita a mensagem profética da bíblia não é uma clarividência de catástrofes futuros, mas sim uma mensagem específica de Deus para nós, mostrando coisas que estão para acontecer, declarando nisso a vontade de Deus para nós.
O objetivo da palavra profética é para nos alimentar a fé, assim como Jesus disse:

“Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.” João 13:19

Vamos perceber que a bíblia está repleta de profecias, anunciando coisas que haveriam de acontecer antes que acontecesse.
Como por exemplo, quem lê o Salmos 22, e depois lê o relato da crucificação de Jesus, imagina que quem escreveu o Salmos estava presente na crucificação.

“Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer...” “...como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas...” “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar...” “...repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa...” Salmos 22
“E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes...” “...e os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças, ...” “...e da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam...” “...confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus...” “...e logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber...” Mateus 27

O profeta Isaías muito antes do acontecimento previu que os Assírios iriam invadir a região da palestina com o propósito de julgar o seu próprio povo que estava em pecado (Isaías 8:1-8).  Porém ele não invadiria Jerusalém pelo amor de Deus a Davi, e ainda predisse que eles chegariam à porta de Jerusalém, mas voltariam pelo caminho de onde vieram e que Senaqueribe seria morto em sua casa (Isaías 37:6-7).
Também predisse que a Babilônia iria conquistar a Assíria, e que Judá também seria entregue aos babilônicos por causa dos seus pecados (Isaías 39:6-7).
Jeremias também, confirmando a profecia de Isaias, disse que o povo de Judá seria deportado para Babilônia e serviria por setenta anos (Jeremias 25:11-12).
Daniel no cativeiro babilônico profetizou que a Babilônia seria conquistada pelo Medo-Persas (Daniel 5:24-28), e que estes seriam dominados pelos gregos (Daniel 11:1-2). Neste caso em particular, Daniel traz detalhes surpreendentes sobre o surgimento do império grego, da pessoa de Alexandre o grande e de como seu império seria dividido entre seus generais (Daniel 11:3-4). Ainda no livro de Daniel é mostrada uma interessante sequencia de reinos que acontecem até o fim do império romano (Daniel 2:31-45).
Todos esses acontecimentos podem ser claramente comprovados pela história. São fatos históricos, porém anunciados antes de acontecerem, com o propósito de chamar o povo de Israel ao arrependimento.
Já no novo testamento temos as sete cartas às sete igrejas da Ásia menor, no livro do apocalipse, que é facilmente percebido como a história da própria Igreja durante os séculos (Apocalipse 2:1-3:22).
Mas nenhuma dessas profecias nos fala tanto a nós, em nossos dias, quanto às profecias referentes à nação de Israel.

“E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá. E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.
Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz.” Deuteronômio 4:27-30

“E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, e te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali; e o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.” Deuteronômio 30:1-5

Sabemos que o povo de Israel foi expulso de sua terra em 137 d.C. e foram espalhados por entre todas as nações, na maior diáspora da história dos hebreus. Sabemos pela história que do século 14 até o século 17, os judeus foram perseguidos pela inquisição católica, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo, sendo chamados de cristãos-novos. E sabemos pela história que em 1948, após a segunda guerra mundial, a nação de Israel voltou a existência de forma milagrosa.
O retorno do povo judeu à sua terra, que começou a acontecer por volta de 1910 e culminou na restauração do estado de Israel em 1948. Até hoje, milhares de judeus são repatriados no território de Israel a cada ano.
Dentre as profecias que relatam a restauração de Israel como nação, há uma muito interessante, onde Ezequiel viu um vale de ossos secos, e Deus mandou que ele profetizasse sobre esses ossos de tal forma que de um vale de ossos secos levantou-se um exército, (Ezequiel 37). Essa profecia é uma clara referencia ao fim da segunda guerra mundial, onde seis milhões de judeus foram mortos pelos nazistas, e que depois de tantos mortos em apenas três anos foi erguido um Estado soberano, que no mesmo dia em que foi declarado soberano enfrentou uma guerra contra todos os seus vizinhos e venceu, e ainda hoje é a maior potência militar da região.
Assim podemos atestar em nossos dias que profecias tão antigas estão a se cumprir diante de nossos olhos, na história moderna.
Mas o que esperar para o futuro?
Olhando para a Palavra profética, podemos afirmar que Jesus voltará para seu povo Israel. Estabelecerá o Reino de Deus, Ele mesmo reinará sobre todas as nações da terra a partir de Jerusalém, por um espaço de mil anos, e toda a criação será restaurada neste período.

Convido você a acompanhar o nosso próximo artigo, onde iremos abordar sobre as profecias que ainda estão para se cumprir, e as evidências que temos de que esses dias estão próximos.

Comentários