Divórcio e segundo casamento.



O divórcio e o segundo casamento é uma prática recorrente em nossos dias. Em média, os casamentos duram no Brasil algo em torno de 15 anos. O lado mais triste dessa estatística é que grande parte desses divórcios e segundos casamentos acontecem justamente entre os cristãos evangélicos.
Quando olhamos para a Palavra de Deus vamos perceber que um dos sinais da volta de Cristo é justamente que nos últimos dias os homens se casariam e se dariam em casamentos. Essa expressão “casavam-se e davam-se em casamento” denota a banalização do casamento como princípio da instituição familiar.
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” Lucas 17:26-27
Infelizmente a igreja de Cristo não tem entendido corretamente o propósito de Deus no casamento, e nem as questões que envolvem o divórcio e o segundo casamento na bíblia. Muitos cristãos acreditam que Deus não se importará se você se divorciar e casar-se novamente porque afinal todos têm o direito de ser feliz.
Mas será que realmente Deus não se importa com essa postura?
Uma coisa é fato, e deve ser entendida de imediato: o divórcio é bíblico, a Lei faz menção ao divórcio e ao segundo casamento, porém o que as pessoas não entendem é em qual circunstância a Lei PERMITE o divórcio.
A Lei apresenta o divórcio como uma PERMISSÃO e não como uma ORDENANÇA. Ou seja, em determinada circunstância o divórcio pode ser uma opção.
A Lei diz o seguinte:
“Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.” Deuteronômio 24:1
No entanto, quando olhamos no original, a palavra “iervah” aqui traduzida por “coisa indecente” não aparece em nenhum outro lugar da Torá. Assim a interpretação do que seria exatamente essa “coisa indecente” ficou bem dificultosa.
Muitos rabinos tentaram interpretar esse texto ao longo dos anos, no primeiro século duas escolas rabínicas importantes se opuseram firmemente quanto a interpretação desse texto. A escola rabínica de Hillel interpretava de forma bem liberal o termo “coisa indecente”, dizendo que qualquer coisa que desagradasse ao marido poderia ser motivo para o divorcio. Já a escola de Shammai era mais conservadora, e entendia que a “coisa indecente” deveria ser entendida por “fornicação” ou relação sexual antes do casamento.
Foi nesse contexto em que alguns fariseus chegaram até Jesus para o questionarem quanto a questão do divórcio:
“Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?” Mateus 19:3
Perceba que a pergunta dos fariseus já tinha uma resposta pronta, eles perguntaram a Jesus se era lícito “repudiar por qualquer motivo” como ensinava a escola de Hillel. Os fariseus na verdade esperavam que Jesus contrariasse o ancião Hillel para terem do que o acusarem, já que Hillel era um rabino muito respeitado por todos, e até hoje nos meios judaicos Hillel é conhecido como “O Ancião”.
No entanto, em um primeiro momento, Jesus contraria as duas escolas e volta ao princípio, resgatando o propósito divino no casamento, dizendo:
“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:4-6
Em outras palavras Jesus estava dizendo: O que vocês estão preocupados com a permissão para o divórcio se a vontade de Deus é que o casal não se divorcie?
Jesus resgata o principio da vontade de Deus para o casamento, ser único para toda a vida. E essa vontade de Deus é tão latente que Ele mesmo usa o casamento como alegoria para a nossa aliança com Ele.
Porém os fariseus retrucam o porquê então de na Lei haver a permissão para o divórcio se a vontade de Deus é que claramente os dois sejam uma só carne:
“Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?” Mateus 19:7
A resposta de Jesus é ainda mais perturbadora:
“Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.” Mateus 19:8
Deus tem permitido em sua Lei que o divórcio acontecesse por causa da nossa dureza, ou da nossa incapacidade de sentir em nosso coração a vontade de Deus. Assim a permissão dada por Deus na Lei é um ato de misericórdia para conosco, pois, por termos nosso coração endurecido pelo pecado, nós desobedecemos à vontade de Deus.
Assim o mandamento não é uma ordem para que ocorra o divórcio, mas uma permissão, que na verdade é vergonhosa para quem usufrui dessa permissão, pois revela a dureza do coração, e não a submissão à vontade de Deus.
Assim Jesus explica o porquê o mandamento existe, mas agora ele vai especificar em qual circunstância o mandamento permite o divórcio, e ele complementa:
“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mateus 19:9
A palavra no original, traduzida por “fornicação” neste texto, é a palavra “pornéia” que significa “infidelidade sexual” enquanto que a palavra traduzida por “adultério” é a palavra “moicheia” que significa exatamente “adultério”.
Por isso cabe uma reflexão: o que diferencia a “pornéia” da “moicheia”? A “porneia” ou a “fornicação” é a relação sexual que acontece antes do casamento, enquanto que a “moicheia” é a relação sexual fora do casamento, de um individuo casado.
Ou seja, “moicheia”ou “adultério” é quando alguém casado tem relações sexuais com outra pessoa que não é seu cônjuge, enquanto que “pornéia” ou “fornicação” é a relação sexual entre solteiros.
Agora pra entendermos melhor o que Jesus estava dizendo é necessário entendermos como funcionava o casamento entre o povo judeu, e vamos usar para isso o caso de Maria e José.
A bíblia diz o seguinte:
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.” Mateus 1:18
Perceba que Maria já estava “desposada” ou “casada” com José, porém eles ainda não tinham se “ajuntado”.
Na cultura judaica não havia o “noivado” propriamente dito, o que acontecia era que o “noivo” desposava (casava-se) com sua “noiva” e ia fazer os preparativos para o casamento, ou seja, iria providenciar casa, dote, etc. Quando estava tudo pronto o noivo voltava para levar a sua esposa, e ajuntar-se com ela.
O noivo ao desposar sua noiva assinava um contrato junto ao pai da noiva, onde se responsabilizava em providenciar casa e sustento para sua esposa, e o pai da noiva se comprometia em manter sua filha virgem e prepará-la para assumir as obrigações de um lar.
Com esse contrato assinado, o noivo saía para ir preparar casa e juntar suas economias e dentro de um prazo de no máximo dois anos, ele regressaria para levar sua esposa. No ato da assinatura do contrato a noiva já mudava seus trajes e passava a utilizar o véu, símbolo de casamento.
Assim o compromisso que existia não era um simples noivado como acontece em nossa cultura, mas de casamento mesmo, porém até que o noivo regressasse, não havia nenhum tipo de contato físico entre eles.
Assim a relação sexual entre o casal só acontecia após este momento. Até então eles estavam casados, mas não estavam coabitando.
É muito evidente que Cristo usou essa condição cultural do povo de Israel para nos ensinar sobre a nossa aliança com Ele. Nós somos a “noiva” de Cristo. Ele nos desposou, comprando-nos para si com seu próprio sangue, mas disse que iria ao pai “preparar moradas” e que quando tivesse tudo pronto ele voltaria para nos buscar, para que onde Ele estiver, estivéssemos nós também.
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:3
Temos uma aliança com Cristo, uma aliança eterna e inquebrável (da parte dEle). E essa aliança é alegorizada no casamento judaico.
Mas voltando a questão do divórcio, combinando o texto de Deuteronômio 24:1-4 com a explicação de Mateus 19:9, o que vamos entender é que, o único momento em que a Lei poderia ser aplicada era entre o momento do “desposar” até antes do “coabitar”, pois se a fornicação fosse descoberta antes do desposar, não haveria nenhuma necessidade de carta de divórcio, pois ainda não havia casamento, e se a fornicação acontecesse após o coabitar, não seria fornicação, mas adultério.
Então o que a Lei está permitindo é que, enquanto o esposo estivesse ainda preparando-se para coabitar, se fosse descoberto algo indecente na esposa (fornicação), o esposo poderia dar carta de divórcio.
Olhando agora para o casal Maria e José, vemos que, quando José descobriu que Maria estava grávida, ela já era esposa de José, porém eles ainda não tinham se juntado, ou seja, José ainda estava preparando as coisas necessárias para que Maria fosse coabitar com ele, até este momento José não sabia que Maria estava grávida pelo Espírito Santo.
Mas algo interessante aconteceu neste momento, ao invés de pensar em dar a carta de divórcio a Maria, como a Lei permitia, ele pensou em abandoná-la secretamente, e a bíblia diz que ele pensou nisto porque era justo.
“Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.” Mateus 1:19
Vamos entender o que se passou na mente de José neste momento para entendermos o porquê a bíblia diz que ele era justo.
Se José usasse da permissão da Lei, dando carta de divórcio, Maria seria exposta publicamente como alguém que se prostituiu com outro que não era o seu noivo.
Caso José se afastasse secretamente, ele poderia dar espaço para o verdadeiro “pai” da criança assumir Maria e seu filho, porém, ele seria taxado como aquele que “engravidou” uma moça virgem antes da hora, e fugiu.
Lembrando que até este momento o anjo não o havia visitado para lhe informar que o que estava sendo gerado em Maria era fruto do Espírito Santo.
Nestas circunstâncias, José preferiria levar a culpa de algo que não fez, do que expor Maria a uma situação humilhante e degradante. Perceba que José não tinha a “dureza do coração” relatada por Jesus em Mateus 19:9, e exatamente por preferir carregar a vergonha a procurar a sua própria justiça, que José é chamado de justo. E sem dúvida alguma essa posição de José demonstrava o quanto ele amava Maria.
Quando o anjo aparece a José, e ele entende que, o que estava acontecendo com Maria era mover de Deus, ele imediatamente aceita Maria como sua mulher, mas não a conheceu até que Jesus nascesse.
“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” Mateus 1:20-25
No entanto essa situação de uma gravidez antes do coabitar foi um estigma para a família de Jesus, tanto que anos mais tarde os judeus acusaram Jesus falsamente de ser filho de fornicação.
“Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.” João 8:41
Mas voltando a questão do divórcio, o que podemos ver é que, a permissão para o divórcio é dada unicamente em uma circunstância que, em nossa cultura não é praticada, portanto, não se aplica aos nossos dias.
Mas e os casos em que é impossível a convivência entre o casal, ou até mesmo onde a integridade física de um cônjuge está em risco?
Paulo dá uma orientação para esses casos:
“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” 1 Coríntios 7:10-11
Assim existem casos em que a separação do casal é inevitável, pelas circunstâncias em que a própria integridade física do cônjuge possa estar em risco, mas essa separação não é um divórcio, pois não abre possibilidade para um segundo casamento. Muito pelo contrario, a única possibilidade que pode ser estudada é a da reconciliação.
Assim o que vemos é que o divórcio e o segundo casamento não possui nenhum amparo nas escrituras, a permissão que é dada no mandamento é dado em uma circunstância específica que não existe mais em nosso contexto cultural, e o propósito do casamento é a unidade até que a morte separe.
Mas se mesmo assim o cristão insiste em procurar o segundo casamento?
É importante atentar para as palavras de Jesus, pois ele diz:
“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mateus 19:9
O segundo casamento é visto aos olhos de Deus como ADULTÉRIO!
Talvez em nossos dias essa palavra tenha perdido muito de sua força e expressão, visto sermos uma geração adúltera em todos os sentidos. No sentido da liberalidade e promiscuidade sexual, no sentido de que nossa geração é fraudulenta e falsa. Assim, em todos os sentidos que a palavra ADULTÉRIO pode ser aplicada, a nossa geração é ávida por praticá-lo.
No entanto, quando olhamos para a bíblia, vamos ver que Deus olha com extremo repúdio o pecado de adultério, comparando-o ao pecado de idolatria.
Na Lei vamos perceber que alguns pecados eram dignos de morte: a blasfêmia, a idolatria, a rebeldia contra pais, o assassinato e o adultério.
A Lei classifica esses pecados como dignos de morte para nos ensinar o quão vil é diante dos olhos de Deus os que tais coisas praticam. Temos também, corroborando com a Lei, várias passagens do Novo Testamento que classificam os ADÚLTEROS como dignos do inferno:
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13:4
“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” 1 Coríntios 6:10
“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” Apocalipse 22:15
Portanto vemos que o adultério é um grave pecado para que o cristão insista em querer praticá-lo.
Mas e aqueles que vieram a Cristo já no segundo casamento?
Infelizmente, enquanto longe das Leis de Deus, cometemos vários erros, pecados, e esses pecados nos trazem consequências. Em Cristo podemos ter o perdão de todos os nossos pecados, através do arrependimento, mas as consequências dos erros não serão de todo removidas.
O importante é que nossa conversão a Cristo resume-se em nossa morte para o mundo e para as práticas comuns do mundo, e uma nova vida com Cristo, em obediência aos mandamentos.
As atitudes erradas que cometemos no passado não podem ser desfeitas, mas é importante que, a partir da conversão, o cristão busque viver em conformidade com a Palavra de Deus.
Portanto se alguém veio para Cristo já no seu segundo casamento, fique como está, e honre a partir de agora seu matrimônio. Mas se o individuo encontra-se divorciado de sua esposa, e ainda não contraiu um segundo matrimônio, creio que as palavras de Paulo devem ser aplicadas:
“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” 1 Coríntios 7:10-11
Mas aqueles que são solteiros, que avaliem com maior responsabilidade o que é o casamento, e quais são as suas implicações, para não errar, e para que o seu casamento seja de fato bênção de Deus na sua vida.


Comentários

  1. Fui casado por 14anos, descobri e foi confirmado o caso de adultério de minha esposa, neste casamento tivemos três filhos, pergunto: será que neste caso eu não tenho o direito de me casar novamente? Ou teria que perdoar essa humilhação e vergonha e reatar meu casamento! ? O que a bíblia nos encima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc se "casar" novamente , estando sua esposa viva , serás tão adultero quanto ela. Valerá a pena cometer o mesmo erro ? O melhor e mais digno seria o perdão , já que todos somos falhos diante de Deus .A paz !

      Excluir
    2. Nossa!! que mentira!! desde quando Deus é injusto com a parte que foi prejudicada e além de tudo o adultero ou a adultera deu divórcio para parte inocente e essa parte inocente é obrigado viver pelo resto da vida dela sozinho e na solidão?? onde está a misericórdia para quem é inocente?? cadê o verdadeiro amor e compaixão. O ÚNICO QUE NÃO PODE CASAR É O SOLTEIRO OU O DIVORCIADO CASAR COM ALGUÉM QUE PRATICOU O ADULTÉRIO; AÍ SIM É PECADO. a parte inocente tem todo o direito de casar com outra parte inocente ou com solteiros. SE VC PASTOR NÃO ACEITA ESSA VERDADE QUE DIGO, ENTÃO PORQUE NÃO SE ESCLARECE JUNTO COM O ESPÍRITO SANTO? se é que vc tem o ESPÍRITO SANTO, COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA E AMOR por aqueles que são inocente e foram traídos e abandonados.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. A Paz do Senhor irmão,

      É muito difícil aconselhar o irmão através de uma mensagem de texto, sem conhecer todo o contexto de sua história, porém, vou procurar dar ao irmão a orientação que a bíblia apresenta para casos parecidos com o que o irmão apresentou.

      O irmão afirma ter sido casado por 14 anos, e neste casamento o irmão gerou uma família com 3 filhos. Os filhos são herança do Senhor para nossas vidas, como nos ensina as escrituras, e ainda de acordo com as escrituras, o irmão é o sacerdote sobre essas 3 vidas, e tem a responsabilidade de conduzi-las ao conhecimento da Lei de Deus e o conhecimento da Obra de Cristo.

      A proteção do casamento é, sobretudo, a proteção da família, que é o objetivo principal do casamento. Assim, proteger o casamento é proteger a família.

      Não sei se atualmente o irmão encontra-se separado de sua esposa, não sei se sua esposa está arrependida do que fez, nem se ela deseja a reconciliação, mas sei que em prol dos seus filhos, toda e qualquer abnegação é válida.

      Conforme foi estudado no artigo acima, a bíblia não aprova o divórcio e o segundo casamento, isso é um fato, mas também não te obriga a viver em uma situação vexatória nem em uma situação onde sua integridade física (risco de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo) esteja comprometida.

      Assim a opção que a bíblia nos apresenta é de, em sua situação, permanecer só ou reconciliar-se com a esposa.

      Com relação ao perdão, essa não é uma opção, mas uma obrigação a todo o cristão. O perdão que recebemos de Deus é condicional, ou seja, depende do arrependimento, mas o perdão que devemos para com o nosso próximo é incondicional, e te convido a entender mais sobre essa questão lendo o seguinte artigo: http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2012/02/o-poder-do-perdao.html

      Porém, a obrigação do perdão não é obrigação à reconciliação, a reconciliação é fruto da restauração de seu casamento que só poderá ser operada por Deus na sua vida.

      Você pode estar se perguntando: Mas então eu não tenho o direito de ser feliz? Ora, o cristão sabe que a sua verdadeira felicidade não está nas coisas transitórias dessa vida, não está no casamento, no trabalho, dinheiro ou qualquer coisa do gênero, a nossa felicidade está em Cristo, pois por Ele temos Paz com Deus. Assim você encontrará a verdadeira felicidade buscando a obediência aos mandamentos do Altíssimo, e não os contrariando.

      Se nós olharmos para a bíblia e para a história veremos inúmeros exemplos de pessoas que provaram sua Fé e seu Amor a Deus através de abnegações. O próprio Jesus nos ensinou que devemos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz, e segui-lo.

      Portanto irmão, não se desfaleça pela prova que lhe é posta, mas alegre-se, porque quanto maior a provação, maior a vitória que alcançamos em Cristo.

      “Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” Malaquias 2:16

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. Sobre a questão apresentada acima, de fato a Lei de Deus deve ser obedecida por nós não em sua FORMA, mas em seu PRINCÍPIO MORAL, ou seja, devemos abstrair dos mandamentos o seu ensino moral e então aplica-los em nossa vida, e não apenas buscar executá-lo em sua forma.
      O dizimo é um bom exemplo disso. Não vemos o dizimo em nenhum lugar do novo testamento, no lugar vemos a oferta voluntária. O dizimo na forma como foi instituída no antigo testamento é impraticável em nossos dias, mas o ensino moral que o dizimo traz pode ser perfeitamente aplicado através das ofertas.
      Porém o ensino moral que temos em Dt 24 e Mt 19 não é de que o homem envergonhado pode repudiar sua mulher, mas que após o ato sexual, que sela a ALIANÇA entre o casal, o casamento NÃO PODE SER DESFEITO (serão ambos uma só carne).
      Jesus em Mt 19 nos ensina o princípio moral de Dt 24.
      Mas o problema é que temos a tendência de trazer os mandamentos para a ZONA DE CONFORTO do coração humano. Desde o pecado de Adão o homem tende a colocar o ego como o centro, quando na verdade somos convidados a negar a nós mesmos em OBEDIÊNCIA aos mandamentos.
      A principal característica do cristão é a abnegação, para tanto basta olharmos para as bem aventuranças Mt 5, Mt 16:24, 1Co 4:9, 2 Tm 3:12, Rm 6:3-4, e etc.
      No entanto, olhar para este mandamento como um peso, é um erro, pois a Lei veio para nos dar vida.
      De fato o casamento ou a relação sexual não pode trazer ao homem a felicidade, o cristão verdadeiro sabe que sua felicidade está em fazer a VONTADE DE DEUS.
      Deus condena o adultério, e a Lei vem para nos ensinar a não cairmos no adultério, e assim mantermos em PAZ com DEUS, fazendo a sua VONTADE.
      Assim a Lei nos protege e não nos pune.
      Infelizmente a nossa cultura nos ensina o tempo todo valores distantes da Palavra de Deus, de que a felicidade está em uma linda esposa, em um bom carro, em todo o conforto que a tecnologia e o dinheiro pode proporcionar.
      Porém a Palavra de Deus nos ensina algo completamente oposto a isso. Apenas a PAZ com Deus pode nos garantir felicidade. E podemos atestar isso em inúmeros casos na bíblia de pessoas que rejeitaram tudo para fazer a VONTADE DE DEUS e foram BEM AVENTURADAS. Desde os patriarcas, passando por Moisés, pelos profetas e até os apóstolos somos ensinados a negar a nós mesmos em favor da obediência à Deus.

      Excluir
  2. Em outros casos, vemos que algumas pessoas estão em matrimônios que causam a morte espiritual, psicológica, física e emocional. Nisso também vale bastante atenção...
    Quando Paulo diz que ''Se, porém, se apartar, que fique sem casar,'' ele não está fazendo uma proibição do segundo casamento. Ora, se Paulo está aconselhando a não se casar novamente, sem que haja essa proibição na lei de D'us, então devemos entender como se aplica esse texto. Qualquer leitor não encontrará em nenhuma passagem das Escrituras D'us proibindo o segundo casamento.
    Mas, cabe aqui sabermos por que Paulo diz isso, nesse caso faz necessário conhecer o que D'us instrui em Deuteronômio 24: 4
    ''O primeiro marido, que a mandou embora, NÃO PODERÁ RECEBÊ-LA OUTRA VEZ como sua mulher''
    O que Paulo está orientando é o bom senso e a prudência pela vontade de D’us a todos, pois a carta de divorcio, assim como no nosso tempo, estava sendo banalizada naquela época. Muitos dos que se divorciavam e tinha um segundo casamento, solicitava carta de divorcio novamente na segunda união e depois queria voltar a reconciliar para com primeiro marido (esposa), ISSO é considerado na Lei de D'us abominável. (Dt 24:4). Esse é o motivo pelo qual Paulo diz que não se case de novo, devido a badalação que estava ocorrendo contra a Lei do próprio D'us em retornar para a primeira esposa.
    Mediante ao que foi mencionado em cima no que se refere ao trazer o principio das Escrituras e a instrução de D'us para a vida do crente no dia de hoje. Afirmo que está incoerente a frase ''um divórcio, pois não abre possibilidade para um segundo casamento. '' Se isso fosse verdade, DEUS não precisava criar uma lei que dessa margem para esse tipo de condição como vimos acima e nem Paulo iria admitir tal ensinamento.
    Em outro caso Paulo diz, 1co: 7 ''Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, NÃO ESTÁ SUJEITO À SERVIDÃO; mas Deus chamou-nos para a paz.'
    Em outras palavras o descrente (sem compromisso com D'us) pede o divorcio, não é obrigação do crente se unir há união que o outro não deseja. Também não estará pecado o crente que recebeu o divorcio se casar novamente. É claro que nesse caso, novamente, D'us orienta prudência para não tomar nenhuma decisão precipitada, para que não seja necessário voltar atrás na decisão. Nisso cabe o julgamento de cada caso e um estudo das Escrituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão,
      “Todavia, aos casados mando, não eu MAS O SENHOR, que a MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO.
      Se, porém, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASAR, OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO; e que o marido não deixe a mulher.
      Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
      E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
      Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
      Mas, SE O DESCRENTE SE APARTAR, APARTE-SE; PORQUE NESTE CASO O IRMÃO, OU IRMÃ, NÃO ESTÁ SUJEITO À SERVIDÃO; mas Deus chamou-nos para a paz.
      Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?” 1 Coríntios 7:10-16
      Segundo as palavras de Paulo a orientação dada em I Corintios 7 é que o cristão NÃO DEVE REPUDIAR SEU CONJUGÊ, mas se o conjugê incrédulo se apartar que FIQUE SEM CASAR ou que RECONCILIE COM O MARIDO. Quando Paulo diz que o IRMÃO NÃO ESTÁ SUJEITO A SERVIDÃO, Paulo está dizendo que caso o descrente se aparte, o cristão não será cobrado da SEPARAÇÃO. No entanto em nenhum momento neste texto Paulo orienta o novo casamento. A proibição que o irmão ainda não viu está obvia no verso 11.
      Este texto não tem relação com a condição de Deuteronomio 24, vejamos o que diz o texto:
      “Se ela, pois, saindo da sua casa, for E SE CASAR COM OUTRO HOMEM, e este também a desprezar, e LHE FIZER CARTA DE REPÚDIO, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, VIER A MORRER, então seu primeiro marido, que a despediu, NÃO PODERÁ TORNAR A TOMÁ-LA, para que seja sua mulher, DEPOIS QUE FOI CONTAMINADA; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.” Deuteronômio 24:2-4
      O que o texto de Deuteronômio 24 diz é que, aquela mulher que foi repudiada pelo homem durante o desposar, sendo de outro homem, não pode ser tomada por mulher novamente do primeiro, visto que foi CONTAMINADA. Ou seja, se no desposar ele repudiou a mulher, antes de ter relação sexual com ela, por ter desconfiado ou constatado que ela não era mais virgem, agora tendo sido CONTAMINADA por outro, não poderia toma-la pra si.

      Excluir
  3. Erramos em acreditar ou querer entender a D'us dentro de uma limitação humana, alguns entendem que as Escrituras são escritos ditadores vindo de D'us para a humanidade, não é aqui uma afirmação digna de desprezo da Lei que abre espaços para ajustes conforme o bem interesse particular. Mas uma análise conceitual espiritual de que D'us julga cada caso, assim D'us agia nos julgamentos que encontramos na Torá (pentateuco).
    Se esse tipo de julgamento fosse tão facilmente simples de se concluir, D'us não teria criado inúmeras condições para Moisés e os juízes julgar a cerca desse assunto. Não se estuda o novo testamento como um livro que contradiga o antigo testamento, ambos lançam luz um para o outro.
    Se o segundo casamento fosse visto como adultério em toda e qualquer situação, certamente Yeshua não colocaria uma observação em sua frase ao dizer: ''NÃO SENDO POR CAUSA DE''...
    Portanto há exceções, não se pode jogar tudo num mesmo patamar como os religiosos ditadores fazem.
    Dizer que alguém está 'longe das Leis de Deus,' é dizer que D'us não permitiu o divorcio e o segundo casamento.
    Deixando claro que não há negociação para o adultério, nem para qualquer outro tipo de desobediência a lei. Existem exceções em que D'us olha para a condição miserável do homem.
    Portanto, a frase que Jesus disse em: ''NÃO SENDO POR CAUSA DE ''... tem a mesma repercussão que hoje, D'us não muda, e se esse D'us não é o mesmo de ontem, então não estamos falando do mesmo D'us.
    Quando JESUS censura o divórcio em MT 19.8,9, não estava se referindo à separação por qualquer motivo, mas EXISTE UM MOTIVO, e hoje ele é tão real quanto no primeiro século.
    Ignorar que JESUS cita uma exceção, a saber, a 'PORNEIA' palavra esta que no original inclui o imoralidade sexual, é desconhecer a magnifica e soberana vontade de D’us para o ser humano. É achar mais santo do que D’us. A traição será sempre motivo de vergonha e humilhação para qualquer pessoa, de qualquer época e em qualquer ocasião.
    Diferentemente da visão GREGA de moral, a moral de D'us nas Escrituras vai além da típica dicotomia (o bom e o ruim - grego), valorizando o que está ENTRE esses dois extremos. Yeshua, como bom judeu e estudioso da sabedoria das Escrituras, nos ensina a interpretar o Gênero humano através desta divisão, pois esta é o veículo para exercermos. TOLERÂNCIA, BENEVOLÊNCIA e AMOR para com nosso próximo.
    Cabe a cada um analisar a condição que vive e fazer um estudo sincero das Escrituras Sagradas, sem influencia religiosa ou sem querer entender D'us na sua capacidade limitada humana. Para isso, ajudará bastante o crescimento espiritual, humildade e maturidade. Sendo condição necessária para conhecer e ter uma relação intima com esse D'us.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lei de Deus foi-nos dada para que nEla tivéssemos Vida, e não morte, a morte vem pela desobediência à Lei. Assim, quando olhamos para a Lei como um jugo, ou um peso, estamos olhando com os olhos carnais e não espirituais. A Lei é espiritual, e quando olhamos com os olhos espirituais vemos que ela vem para nos livrar de dores de dificuldades.
      Jesus explicou o texto de Dt 24, ensinando que o motivo para o divorcio é a PORNEIA, ou seja, relação sexual de solteiros. O ensino de Dt 24 com Mt19 nos mostra que, após o ato sexual, onde a ALIANÇA É FEITA, a partir deste momento o casamento se torna indivisível. Enquanto não houve a relação sexual, ou seja, a ALIANÇA ainda não foi consumada, HÁ A POSSIBILIDADE DE DIVORCIO. Porém essa condição não pode ser encontrada em nossa cultura.
      O adultério não tem força para desfazer a aliança, o adultério é a traição de um com relação a aliança que fez com seu cônjuge, mas a aliança não é desfeita, senão pela morte do cônjuge, conforme Paulo nos ensina:
      “Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.” Romanos 7:2-3

      Excluir
    2. Aconselho a leitura destes artigos para compreender melhor a posição da Lei na vida cristã e o problema do adultério em relação à família.
      http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2014/08/a-teologia-moderna-e-lei-de-deus_3.html
      http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2014/02/principios-morais-dos-mandamentos-nao.html

      Excluir
    3. Para resumir isto bem simples em uma única palavra adultério ! A sentença é morte.

      Portanto no ato da morte, fica viuvio(a) pode se casar novamente

      . Shalom.

      Excluir
  4. Gostaria de fazer uma pequena indagação.porque ficar citando artigos escrito por seres humanos?sera que a palavra de Deus ( BIBLIA SAGRADA ) não basta.sera que Deus precisa de interplete,sera que Deus não conhece o coração do homem,sera que o sacrifício de Jesus na cruz não foi suficiente?sera que o espirito santo de Deus precisa autorização de doutores da lei para agir no coração humano?não meus queridos irmão,a lei não veio pra salvar e sim para condenar ,não a um seguer que consiga cumprir a lei.quem veio salvar foi Jesus através do seu sacrifício na cruz.Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa lição e sempre acreditei dessa mesma forma, que o casamento é vitalicio.
    Quero aqui dizer pra vcs que acredita no segundo casamento, vc esta correndo um grande risco, pois quando a ultima trombeta tocar e se vc tiver errado (a) vc não tera outra chance, e podera perde a sua salvação, más si nós estevermos errado eu disse si estivermos errado por acreditar que não é permitido o segundo casamento nós não corremos risco de perde a salvação, então fica a dica é melhor não troca o certo pelo duvidoso. DEUS abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu não casei só amiguei e tive uma filha na minha ideia pra Deus fui casado

      Excluir
  6. tambem creio que o casamento é vitalicio, DEUS jamais quebra uma aliança, quem quebra é o homem, e segundo casamento pior ainda, as pessoas hoje querem ouvir uma palavra facil, mas a palavra de Deus não veio pra facilitar veio pra quem quer a salvação e aceita viver a vontade de Deus, casamento não é facil é construção e nós devemos lutar para construir algo solido, felicidade é momento, no mundo tereis aflições mas tende bom animo...no casamento também temos aflições irmãos mas devemos confiar no nosso Deus.

    ResponderExcluir
  7. Li todos os comentários e fico pensando.... A parte inocente fica subjugada .... Ou volta pro marido adúltero sem arrependimento ou com arrependimento..

    Ou vai virar uma pessoa celibatária! Se casar novamente é pecado imperdoável e irá para o inferno!!
    Mas a biblia diz que tudo pode ser perdoado com exceção a blasfebla ao Espírito Santo
    A bíblia também diz que a salvação e pela graça! Ou seja ninguém que será salvo está na condição de merecedor.
    A salavaca vem pela fé ou pelo casamento, seja primeiro, segundo.... Ou a perda da salvação... seja erro do outro que colocou a parte inocente em condições de vulnerabilidade .sexual....
    Não vejo misericórdia nessa explanação da parte inocente ter que submeter-se a boa vontade da parte culpada se arrepender, até porque isso pode nunca acontecer.
    Uma coisa é certa!! A interpretação correta a respeito de visão bibíbli acontece quando a situação acima cortar na própria carne!!!

    ResponderExcluir
  8. MISERICORDIA SENHOR!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou casada, mas meu marido se apartou e saiu de casa ja tem 2 meses,pediu o divorcio, ele é dependente quimico, disse que eu mereço alguem melhor, ele já esta em adulterio com outras mulheres, e eu a parte inocente, nunca mais poderei me casar ?

    ResponderExcluir
  10. Estou casado a 2 anos. Minha esposa final deste ano de 2018 conheceu um homem e manteve contato escondido. Ate se apaixonar e n saber mais o q sentia sobre mim a ponto de me largar e pedir o divorcio, mesmo contra a minha vontade. Enfim ainda estamos casados e ela esta morando com esse homem... Eu como a parte inocente estou fadado a uma vida de tristesa e solidao? N podendo me casar ou me relacionar denovo.ainda sabendo q nosso foco nosso alvo é criso e nele q devemos nossas esperacas acho injusto ter de passar o resto da vida sozinho... Onde esta a misericordia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmão. Temos que entender uma coisa estamos aqui de passagem e todos que somos filhos de Deus escolhidos para fazer a obra de Deus. Não estamos aqui para fazer nossa vontade mais a vontade de Deus. Então devemos negar a nós mesmo e seguir verdadeiramente a Cristo. Fazer a vontade de Deus. Não viveremos aqui para sempre pois nosso lar não é aqui. Este corpo que todos nós temos e apenas uma casca. É Nós somos almas que logo voltaremos para o Pai quando Jesus voltar. Então continue firme na presença de Deus. É faça a vontade dele que ele te guiará. E ore pela restauração do seu casamento. Pois Jesus disse que nem todos podem receber este dom.

      Excluir
    2. Corrigindo: que nem todos podem receber esta palavra.

      Mateus 19

      1 E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;

      2 E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

      3 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

      4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

      5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

      6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

      7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

      8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

      9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

      10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

      11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

      12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

      Excluir
  11. Sabemos que tudo passará mas a palavra de Deus permanecera para sempre.
    Querer achar justificativa a palavra de Deus é a mesma coisa quando na lei de Moisés poderia dar a carta de divórcio. Jesus ali fala que isso aconteceu porque era homens dw coração duro preferia dar a carta de divórcio do que liberar perdar. E o mesmo que muitos estão fazendo hoje preferem se separar e casar de novo do que liberar perdão.
    Deus é o criador do casamemto ele tem todo poder e autoridade para dizer o que é certo ou errado, lembre-se que todos quando eu falo todos inclui até vc que está querendo ir contra os mandamentos do Senhor. Todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que Jesus Cristo é o Senhor para Gloria dw Deus pai....

    ResponderExcluir
  12. A palavra e reta e justa ou agrada a si ou agrada a Deus
    JESUS não proíbe o segundo casamento mais condena essa situação como adultério e os adúlteros não herdarão o Reino dos Ceus.

    ResponderExcluir
  13. * na verdade essa palavra de Deus, sobre o divórcio e segundo casamento,so será aceito por aqueles a quem o Senhor o conceder,ei fui traído mas sempre tive dúvida sob novo casamento,entao fica claro que nem todos recebem a correção do Senhor

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde mesma não sendo casada no cartório tem 6meses que separei meu estado civil é solteira e nesse 6 meses estou na igreja eu poderia casar novamente na igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, é muito difícil aconselhar seu caso de forma simplista, dizendo apenas sim ou não. Mesmo que não tenha sido casada no papel, se você teve filhos, formou uma família, como era visto o relacionamento de vocês, tudo isso deve ser considerado. A princípio o mandamento é simples: Se separar não se case, ou reconcilia-se com o marido.

      Excluir
  18. Boa tarde,fui casado,e vivi com minha ex durante 2 semanas, nos separamos en tão pouco tempo pq ela me traiu! Nos divorciamos sem que ela tenha se arrependido ou pedido desculpas.
    Moro com minha companheira atual a 06 anos, e possuo com minha atual companheira 2 filhos, o jr de 2 anos e a julia d apenas 1 ano! Estamos a poucosjnha meses indo para a igreja, e decidimos oficializar nossa relação, marcamos o casamento civil, onde nosso pastor foi como testemunha!
    Minha companheira assistiu diversos vídeos e matérias proibindo o segundo casamento e decidiu, não casar mais comigo, e se separar d mim!
    Não entendo, acho injusto eu ter q me separar da mulher q eu amo, dos meus 2 filhos, mesmo eu amando ela é ela me amando, nossos filhos nos foram dados através de oração! Estamos vivendo pela graça d Deus em nossas vidas, a cada dia Elws nos provém !
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Até que enfim encontro um estudo sério e que explica a Verdade sobre o casamento e divórcio!
    Deus abençoe quem escreveu com a sabedoria e graça do Senhor! 🙏

    ResponderExcluir
  20. desculpe essa é minha opinião pessoal, mas creio que o segundo casamento muitas vezes é uma forma de egoísmo, pois a pessoa se casa apenas pensando em ser em encher o próprio ego e buscando a própria felicidade, mas sem considerar a palavra de Deus e o fato é que muita gente se separa porque "não gosta mais". eu creio que se alguém não consegue ficar longe do adultério, como ela vai conseguir se libertar de outros pecados que ela tem? provavelmente se casará inúmeras vezes. por isso digo que as pessoas precisam pensar duas vezes antes de se casarem com qualquer um. creio que o cônjuge inocente deve fazer uma análise minuciosa antes de entrar em um novo casamento, mas se ele puder e conseguir, seria melhor ficar solteiro e não pecar. e creio que para cônjuge culpado de adultério só resta a opção de ficar solteiro para o resto da vida se ele quiser ser salvo, ou se reconciliar com o conjuge. mas servir a Deus é assim mesmo, exige renúncia do pecado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário