Festa de Purim!

“Então Mordecai mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Ester 4:13-14

A história de Hadassa é bastante peculiar. Ela era uma jovem judia, órfã de pai e mãe, criada por seu tio Mordecai, e que foi levada para apresentar-se ao rei Assuero, terminando por ser sua esposa e rainha do império Persa.

Talvez uma leitura superficial possa esconder questões pessoais e difíceis que Hadassa teve que lidar. Primeiramente porque ela, orientada por seu tio Mordecai, teve de esconder sua identidade e sua origem, assumindo o nome de Ester.

Ninguém no palácio real sabia de sua origem judaica, por temer represarias contra sua própria vida, ela viveu num ambiente hostil a sua fé.

Mesmo que Hadassa tenha guardado sua fé, não se envolvendo em idolatrias e outras imundícias próprias do paganismo palaciano, com certeza ela assistiu e viu muitas cenas que contrariavam sua fé.

Talvez ela se perguntasse o porquê de ter acontecido tantas coisas em sua vida. Ter perdido os pais logo cedo, ser criada por seu tio, que era um notável judeu, temente a Deus e obediente à Torá, e depois sendo destinada a uma vida tão diferente, com certeza com muito mais prestígio e facilidades, no entanto, muitas vezes contrária a tudo quanto tinha aprendido sobre sua fé.

Provavelmente ela tenha se sentido dividida e incerta com relação ao propósito de Deus para sua vida.

Da mesma forma, muitas vezes, nos vemos em situações que não entendemos. Não compreendemos ao certo o porquê assistimos de perto tantas coisas que contrariam nossa fé, nossos princípios que recebemos da Palavra de Deus.

Nós nos mantemos fieis à Deus em meio a um mundo corrompido, mas mesmo assim nos sentimos faltosos com relação a tudo o que vemos à nossa volta e nossa incapacidade, as vezes, de mudar a realidade.

Às vezes somos condicionados a circunstâncias que podem até ser favoráveis em alguns aspectos, mas que nos leva a orar: Senhor, será que isto é o que o Senhor quer para mim?

E foi justamente nesta situação que Hadassa foi posta à prova!

O inimigo do povo de Deus conseguiu um édito real, para exterminar todo o povo de Israel. O povo estava lamentando e clamando ao Deus de Israel por livramento, e Mordecai fez com que Ester soubesse disso.  As palavras de seu tio são duras, mas reais.

Em outras palavras Mordecai dizia: “Quem sabe não é para este momento que Adonai te colocou no palácio, como rainha da Pérsia, para através de você livrar o nosso povo?”

O risco de Ester perder sua vida tentando salvar seu povo também era real. Será que este era o momento de Hadassa sair da zona de conforto, sair da obscuridade e revelar sua origem e sua fé? E se o rei não fosse favorável a ela? E se ela viesse a morrer juntamente com seu povo? Será que seria necessário que uma judia morresse para salvar todo um povo?

Essas questões foram reais, e Ester teve que ponderar sobre elas. E a resposta de seu tio foi muito interessante: “socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus”. Em outras palavras: “o plano de Deus vai se cumprir, e os judeus serão salvos, com ou sem sua ajuda, mas você tem a oportunidade de fazer parte deste plano ou não”!

Esta questão nos deve levar a muitas reflexões.

Se você tem sido fiel a Adonai, mesmo em meio a situações tão controversas, provavelmente você não saiba, e não entenda, o porquê de muitas coisas na sua vida, mas saiba que Deus tem um propósito em tudo.

Deus sabe o porquê você está onde está. Mas, diante disso, cabe a você estar atento e disposto em ser o instrumento de Deus para abençoar outras vidas. Ser obediente a Deus independente do que isso lhe custe, ou dos riscos que envolva expor sua fé e seus princípios.

Deus usou Hadassa como instrumento para, através dela e de Mordecai, livrar o povo de Israel, mudando a sorte de seu povo, engrandecendo o nome de Adonai sobre toda a terra.


Portanto, esteja você também atento, para o momento em que você pode ser o instrumento de Deus para ser bênção da vida de outros.

Comentários