Ainda sobre ser Cheio do Espírito Santo.



Já falamos sobre a importância de buscarmos ser cheios do Espírito Santo. Sabemos que este enchimento é uma ação de Deus em nossas vidas, mas que também há uma participação importante na vida do crente no que diz respeito à busca.
Mas talvez o que ainda não esteja muito claro para a maioria dos crentes é sobre as evidências deste enchimento.
Muitos apontam as experiências sobrenaturais como a evidência do crente estar cheio do Espírito Santo, outros simplesmente a vida religiosa, frequência aos cultos, orações, conhecimento intelectual.
Neste contexto o grande norte para o crente entender as evidências do enchimento do Espírito Santo em sua vida está descrita em Romanos 8:1-17.
Neste texto magnífico de Paulo, vamos encontrar bem caracterizado o que é a vida do crente cheio do Espírito Santo.
Nos capítulos anteriores Paulo descreve o problema do pecado na vida do homem, a necessidade de expiação, e a incapacidade da Lei para salvar o homem.
Nas palavras de Paulo: A Lei é Santa, e o mandamento Puro, Santo e Bom, mas nós estamos debaixo do pecado. Assim quando a Lei boa nos é apresentada, o pecado se manifesta, e opera em nós a morte.
Paulo abre o capítulo oito com um grito de liberdade: "Agora pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO"!
E Paulo continua dizendo que "a inclinação da carne resulta em morte, mas a inclinação do Espírito resulta em Vida e Paz”.
De muitas outras formas Paulo vai ensinar sobre a dependência que temos do Espírito de Deus em nós para mortificar a carne, compreender e obedecer aos mandamentos, e sermos transformados por Adonai.
A Torá aponta para um padrão de comportamento e prática que nos conduz à qualidade de vida e de relacionamento com Deus e com o próximo.
Mas é evidente que há em nós uma inclinação para o mal, que Paulo denomina de "inclinação para a carne". Essa natureza inclinada para o mal não se sujeita à Torá.
Portanto, é impossível alguém tentar agradar a Deus confiando meramente em sua carne, em sua capacidade ou determinação em obedecer e praticar a Palavra de Deus.
Tiago diz que

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17.

De acordo com o ensino de Tiago, toda a boa prática não pode ser fruto do homem, mas da ação de Deus no homem. Isto está alinhado com o ensino de Paulo em Romanos 8:1-17, pois segundo Paulo é a inclinação do Espírito que nos conduz a viver em Justiça.

"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:4

Muitos tem dificuldade de entender esse verso tão simples. O que seria "a justiça da Lei"? Ora, "justiça" é o mesmo que "retidão", ou seja, Paulo está se referindo ao andar na retidão da Torá.
Segundo Paulo, apenas quando somos movidos pelo Espírito de Deus que podemos andar em retidão conforme a Torá, não pelo nosso esforço, mas pelo que Deus faz em nós através do seu Espírito.
No verso anterior Paulo afirma:

"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;" Romanos 8:3.

O que era impossível à Torá? A Lei e os mandamentos da Torá tratam de práticas, e a inclinação carnal nos impede de andar em "justiça" ou "retidão" segundo a Torá.
Paulo já havia dito anteriormente:

"Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou." Romanos 7:11.

Por estarmos enfermos pela nossa inclinação para o mau, não conseguimos obedecer a Torá com retidão, pelo contrário, diante da Lei o pecado se manifesta em nós.
Estando então em pecado, a Torá se torna para nós um peso, pois ela apresenta a condenação pelo nosso pecado. Por isso Paulo diz que fomos livres da "Torá do pecado e da morte".
Através do sacrifício do Jesus na cruz, que expia nossos pecados e nos dá acesso à promessa do Espírito Santo, a Torá que era para nós "lei do pecado e da morte", se transforma em "Instrução do Espírito para Vida".
É importante entendermos que apenas através da Graça de Deus manifestada pelo sacrifício de Jesus e pelo derramar do Espírito Santo, é que a Lei de Deus passa a ser escrita em nossos corações, cumprindo a promessa da Nova Aliança:

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33

Assim, é o Espírito de Deus em nós que nos conduz em obediência à Lei de Deus, imprimindo em nós o caráter de Jesus, e nos leva a pertencermos a Ele.

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." Romanos 8:9

Assim, a maior evidência de que alguém está cheio do Espírito Santo é que em sua vida vemos uma grande conformidade com os ensinos da Torá.
O crente cheio do Espírito Santo não é uma pessoa imune ao pecado, mas é uma pessoa que tem a santificação sendo operada em sua vida.
O ser cheio do Espírito Santo é o que capacita o crente a entender a Palavra de Deus, e aplicar em sua vida os princípios da Torá. É o que conduz o crente a ter prazer na Lei do Senhor, e meditar nela dia e noite.
Essa evidência enfoca ainda mais a necessidade de buscarmos ser cheios do Espírito Santo. Clamarmos a Adonai a mover-se em nós, nos conduzindo em novidade de vida.

Que a Graça de Deus esteja em nós, e o Espírito escreva sua Lei em nossos corações, e sejamos renovados diariamente para vivermos nEle.

Comentários