O que não é por Fé é pecado.


 

"Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado." Romanos 14:23

 

Paulo trás um princípio perturbador ao final do capítulo 14 de sua carta aos Romanos.

 

Neste capítulo Paulo trata de um problema que surgiu na questão da alimentação.

 

Alguns novos convertidos vindos do estoicismo não comiam carnes, e, escandalizavam-se com o fato de a carne fazer parte da alimentação dos discípulos, principalmente judeus, além de estar presente na principal festa celebrada pelos discípulos, a Pessach. 

 

Este comportamento levava os demais discípulos a contestarem que não havia nada de errado em consumir carnes, o que estava gerando atritos e contendas, e Paulo passa então a orientar que essa questão deveria ser tratada com tolerância para com esses novos convertidos.

 

É neste cenário que Paulo exemplifica que se um estóico, tendo ainda dúvidas quando ao comer ou não carnes, e ainda assim comesse carne, ele estaria pecando, visto que sua ação estaria contrariando a própria consciência.

 

Este é o ponto que quero chamar sua atenção a partir de agora.

 

Sabemos que a bíblia classifica como pecado qualquer transgressão à Torá, conforme abertamente nos relata João:

 

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." 1 João 3:4

 

E sabemos que a Torá não proíbe comer carne, exceto as carnes consideradas imundas em Levíticos 11.

 

Se a Torá não proíbe comer carne, e o pecado é a transgressão da Lei, como que um estóico, em dúvidas ainda sobre a questão, estaria pecando caso comesse carne?

 

O problema está na consciência!

 

A decisão de ir contra a consciência é pecado porque, caso de fato a Torá proibisse tal ato, não seria motivo para não transgredir. A intenção do coração em transgredir já está tomada.

 

É muito importante entender que Paulo não está a dizer que a consciência está acima da Torá.

 

Paulo não está dizendo que se você não acredita que algo que a Torá proíbe seja pecado, e você pratica tal ato, não estaria pecando. O pecado é a transgressão da Torá, independente de sua opinião sobre o que a Torá diz.

 

Se a Torá proíbe e você pratica está pecando, e se a Torá ordena e você não pratica está pecando também.

 

Mas se em sua consciência você crê que algo é errado diante de Deus, e a pratica esse algo, mesmo que a Torá não proíba, no íntimo você está optando pela transgressão.

 

Perceba que Paulo não está relativizando a questão do pecado, mas trazendo ainda mais dureza para a questão, pois o que realmente importa é o seu coração diante do Eterno. Se em seu coração você está optando pela transgressão, mesmo que o que faz não seja condenado na Torá, você está pecando.

 

A esse comportamento de agir de forma contraria ao que se crê, dá-se o nome de hipocrisia.

 

Yeshua rebateu com muita ênfase alguns fariseus de seu tempo, a quem classificou de "hipócritas". Esses fariseus impunham sobre as pessoas um fardo muito grande, criando regras que não estavam na Torá, mas eles mesmos não guardavam tais regras com a mesma convicção com que as ensinavam.

 

Esse conceito de hipocrisia (falar uma coisa e fazer outra) é um grave pecado, pois "tudo o que não é de fé é pecado"!

 

Não são poucas as advertências que encontramos nas Escrituras para agirmos com boa consciência. No entanto é necessário que essa consciência não seja fingida. Que de fato esteja no seu íntimo o interesse de agradar ao Eterno em tudo o que se faz, e é para isso que o Eterno nos revelou a sua Torá.

 

É a Torá quem alimenta a nossa consciência do padrão que o Eterno espera para nossas vidas, de forma a que alcancemos qualidade de vida e, ao mesmo tempo, conhecimento do Eterno.

 

A boa consciência não é estar tranqüilo com relação a sua percepção própria. Muitas pessoas estão com a vida toda envolvida em transgressões, mas estão com a consciência tão cauterizada que declaram convictas estar em paz com a consciência.

 

A boa consciência é, acima de tudo, a consciência inclinada para o bem. Inclinada para a busca em andar em santidade diante do Eterno. Buscando na Torá conhecer os padrões que o Eterno determinou para nossas vidas. E conforme conhecendo os mandamentos, obedecendo por fé.

 

Que possamos servir ao Eterno com uma boa consciência, buscando em nosso íntimo conhecer suas leis, e sua boa vontade para conosco.

 

Comentários