Santidade é olhar para o próximo!


 

Infelizmente o pensamento cristão foi muito influenciado pelo estoicismo no quesito 'santidade'.

 

Até hoje a idéia predominante sobre o tema trás a imagem daquela pessoa reservada, regrada, muito recatada, e pouco social.

 

De fato, o foco daquilo que é apresentado como 'santidade' na maior parte das comunidades cristãs, não passam de um 'estoicismo cristão'.

 

Fato é que Santidade não é uma opção para aquele que deseja servir ao Eterno. A admoestação do Eterno é clara: "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou Adonai vosso Deus" Lv 20:7.

 

É a observância à Torá que conduz o servo do Eterno à santidade. O resumo da santidade é a obediência aos mandamentos do Eterno, expressos em sua Torá. (Lv 20:8 / Ez 20:11-12).

 

E o objetivo da Nova Aliança é produzir santidade nos servos do Eterno, através da Torá escrita nos corações e mentes dos fiéis. (Jr 31:33-34).

 

Outro ponto interessante é que a santidade não é uma condição final, mas sim uma evolução no caminhar com o Eterno. A Torá não é um livro de regras, uma constituição de leis e normas. A Torá tem vários níveis de compreensão. Quanto mais andamos com o Eterno, mais profundamente vamos conhecendo ao Senhor, e aprendendo mais profundamente sobre seus mandamentos, sendo cada vez mais santificados.

 

Assim, a santificação é como a construção de uma casa, ela é edificada em nós pela ação do Espírito do Eterno em nossas vidas.

 

Mas como a Torá apresenta a santidade?

 

Segundo a Torá, o mais importante da Torá consiste em como o servo de Deus se relaciona com seu próximo.

 

A grande maioria dos mandamentos da Torá visa regular os relacionamentos humanos de forma justa.

 

 - Não usar dois pesos e duas medidas, nem usar balanças fraudulentas. (Lv 19:36)

 - Quando colher o fruto do seu trabalho, deixar frutos para os pobres da terra. (Lv 19:9-10).

 - Caso ver um animal de um inimigo desgarrado, com pressa o reconduzir a seu dono. (Ex 23:4).

 - Caso ver o animal de seu inimigo caído debaixo de sua carga, salvar o animal. (Ex 23:5).

 - Amar o próximo como a si mesmo. (Lv 19:18)

 

São apenas alguns exemplos de como a Torá aponta para como você deve se comportar com relação ao seu próximo de forma justa e santa.

 

E Yeshua aprofunda ainda mais este conceito da Torá através de seu ensino, dizendo:

 

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:34-40.

 

Queres ser santo? Sirva ao seu próximo como se estivesse servindo ao próprio Eterno, pois é no seu relacionamento com o próximo que poderá ser visto o seu relacionamento com Deus.

 

Não por menos Tiago nos exorta:

 

"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27.

 

Bendito sejas Tú Adonai nosso Deus, Rei do universo, que com os teus mandamentos nos tem santificado!

 

Que o Eterno nos conduza cada dia mais a um nível mais profundo de relacionamento com Ele.



Comentários