Fé de Abraão

"Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
'Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados'.
Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã." Gênesis 12:1-4

Muito se fala sobre a fé de Abraão. Paulo, em Romanos 4:12, diz que Abraão é pai não apenas daqueles que são seus descendentes naturais, mas também daqueles que "andam nos passos da fé que teve Abraão".

De fato, a vida de Abraão sintetiza muito bem a fé que agrada a Deus, e que nos conduz à justificação. E, o que infelizmente poucos entendem sobre a fé de Abraão, é que ela é seguida de obediência. 

Perceba que Abraão ouviu do Eterno um mandamento: "Sai da tua terra e vá para a terra que eu mostrarei". 

No hebraico, a expressão que aparece aqui é Lech Lecha, e significa literalmente: "Vá por ti". A ordem de sair daquela terra estava sendo dado por Deus a Abraão, mas o "ir" deveria ser uma escolha de Abraão em obedecer.

Abraão ouviu, creu, e por ter crido, a conseqüência natural, fruto da fé, foi: "Partiu Abraão como ordenara o Senhor".

Devemos entender aqui a importância da Torá para a Fé.

O conceito de Emunah (Fé) nas Escrituras está intrinsecamente ligada à fidelidade, ou seja, é impossível falarmos de fé, sem que a fidelidade esteja subtendida no termo fé.

Mas, fidelidade a que? Fidelidade a aquilo que é o alvo da sua fé.

Se nossa fé está em Yeshua (Jesus), como o Messias de Israel e Salvador para o mundo, então devemos entender qual fidelidade é exigida por esta fé. 

Apenas crer que Yeshua é o Messias e o Salvador pode não mudar em nada as nossas vidas. E se isso tem acontecido em sua vida tenha a certeza de que você não tem a Fé de Abraão.

Mas se o crer que Yeshua é o Messias e o Salvador te leva a convicção de que, em boa parte, suas ações foram contra os mandamentos do Eterno (pecado), e deseja agora conformar sua vida à vontade dEle (arrependimento), e tem buscado pautar a sua vida em mais obediência aos mandamentos de Deus (santidade), então você tem a Fé de Abraão.

Por isso, é natural a aquele que tem Fé no Messias, buscar conhecer a Palavra de Deus e sua Torá, pois há um desejo intrínseco de nossa fé em obedecer ao Eterno, que é o alvo de nossa fé.

Da mesma forma como o Eterno disse a Abraão "Lech Lecha" (vá por ti), o Eterno coloca hoje nas nossas mãos o poder da escolha. Podemos, diante dos seus mandamentos, tomar uma postura de obediência, ou podemos ignorar, e a postura que tomarmos demonstrará, ou não, a nossa fé.

Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #LechLecha
#Yeshua #Santidade
#Torá

Comentários