Não pela carne.

Moisés foi livre da morte quando bebê, e teve o privilégio de ser criado como o filho da filha de Faraó. Recebeu a educação de um príncipe, e foi preparado para ser um aristocrata. 

A Torá diz que ele tinha conhecimento de suas origens, sabia que era filho de escravos, e provavelmente sabia da promessa que havia de libertação dos hebreus. 

Talvez ele tivesse a sensação de que essa libertação viria por si. Pela posição que ocupava no palácio, poderia influenciar para promover a libertação de seu povo, sendo um segundo José.

Tendo este sentimento, foi visitar seus irmãos nos trabalhos forçados, quando viu um egípcio maltratando e ferindo um hebreu. Revoltado com a cena, Moisés matou o egípcio, e escondeu seu corpo na areia (Ex 2:11-12).

Este ato falho de Moisés custou sua posição e sua liberdade na terra do Egito. Aquele que, até então acreditava ser o libertador de seu povo, agora fugia para a terra de Midiã para salvar a própria vida. 

Quão difícil é para o homem tentar fazer a obra de Deus por seus próprios esforços!

Como Moisés, muitos ainda tentam agradar a Deus através de seus atos. Através da religiosidade, das penitências, das caridades, o indivíduo tenta impressionar a Deus, como se dissesse: Olha Deus, como sou importante para a sua obra.

O que estes conseguem é apenas trazer mais fardo para a suas vidas. Assim como Moisés que teve de fugir, o religioso acaba sempre procurando rotas de fuga para a sua própria consciência. 

Somente após quarenta anos trabalhando como pastor de ovelhas, e tendo uma experiência pessoal com o Eterno, é que então Moisés estava pronto para ser o libertador de Israel.

Moisés foi quem foi não porque foi o filho da filha de Faraó. O Eterno permitiu que Moisés fosse exaltado, e depois humilhado, para que todos soubessem que é pela mão poderosa do Eterno que a sua obra pode ser realizada. 

José foi de escravo prisioneiro a governador do Egito. Moisés foi de príncipe para pastor de ovelhas. Mas em ambas as histórias o sucesso de suas missões estiveram sempre no poder de Deus.

Dependa de Deus sempre.

Se seu desejo é servir ao Eterno, cumprir seus mandamentos, ser bênção na vida de outros, saiba que para todos estes propósitos você depende é do poder de Deus agindo na sua vida e através de você.

Por isso busque a Deus! Clame para que o Eterno te dê experiências com Ele. Peça para ser cheio de seu Espírito. Dependa de Deus e não de si mesmo.

O Eterno nos abençoe!

#Parasha
#Shemot
#Moisés

Comentários