Erev Purim

Na noite de 20 de março de 2019 começa a celebração da festa de Purim, a festa que relembra os eventos do livro de Ester.

Purim é o plural de Pur que, em hebraico significa "sorte". É dado este nome porque, segundo o relato do livro de Ester, Deus mudou a sorte de seu povo.

Quando Hamã passava pelas ruas de Susã, todos se curvavam diante dele, exceto um judeu chamado Mordecai. Por saber que os judeus não se curvavam diante de homens, ele ficou extremamente irritado, desejando a destruição de todos os judeus.

Hamã então lançava sortes todos os dias para saber quando deveria chegar ao rei com sua proposta de aniquilar o povo judeu.

Segundo a sorte lançada, dia 14 de Adar foi escolhido para ser o dia da destruição de todos os judeus no império persa. Hamã, com sutilezas e mentiras, convence o rei a destruir um povo, sem identificar qual, em troca de trezentas e cinqüenta toneladas de prata.

Ao saber disso, Mordecai, que era primo da rainha Ester, vai até a rainha hebréia, e pede para que ela interceda junto ao rei pela vida dos judeus.

Ester conclama os judeus de Susan a jejuarem com ela por três dias, pois, segundo o costume da época, a rainha não podia entrar na presença do rei sem ser chamada, sob risco de ser morta, caso o rei não lhe estendesse o cetro.

Após três dias Ester entra na presença do rei, e este lhe estende o cetro, e ela o convida para um jantar juntamente com Hamã. Após o jantar, o rei pede que Ester apresente seu pedido, e ela solicita ao rei que comparecesse a outro jantar no dia seguinte, juntamente com Hamã,  e então faria seu pedido.

Naquela noite o rei tem uma insônia, e pede para seus servos lerem os registros reais, onde se lê a respeito de um evento em que alguns servos do rei intentaram contra sua vida. A tentativa foi frustrada pelo judeu Mordecai, que descobriu o plano e informou ao rei.

O rei ficou curioso sobre de que forma aquele Mordecai havia sido recompensado, e os cronistas informaram que nada havia sido feito a ele.

Logo pela manhã, o rei chama Hamã, e pergunta como o rei deveria honrar a uma pessoa. Hamã, imaginando que esta pessoa seria ele, disse que a pessoa deveria ser vestida com as vestes reais, e, assentado sobre o cavalo real, fosse levado pelo mais alto funcionário da corte pelas ruas de Susã, dizendo em alta voz: "assim se faz a quem o rei deseja honrar".

Durante todo aquele dia Hamã levou Mordecai por toda a Susã, com este vestindo as roupas reais e assentado sobre o cavalo real. Hamã chega ao final do dia e é levado para o jantar da rainha Ester. Apos o jantar, estando o rei muito satisfeito, ele pede para que ela faça o seu pedido.

Ester abre seu coração, e pede pela sua vida e de seu povo. Diz que um homem perverso pagou pela sua morte. O rei transtornado pergunta quem é este povo, e quem ameaçava a vida da rainha, Ester então revela ser judia, e que Hamã ordenou a destruição de todos os judeus no reino persa.

O rei sai da sala transtornado, Hamã tenta implorar pela sua vida junto a rainha, mas tropeça e cai sobre ela, neste momento o rei entra novamente na sala e vê Hamã sobre a rainha. Imediatamente o rei ordena a morte de Hamã, que foi enforcado na mesma forca que ele construíra para enforcar Mordecai.

O rei manda chamar a Mordecai, e dá a ele o selo real, para que Mordecai e Ester elaborassem uma lei que pudesse dar salvaguardas para os judeus. Como no reino persa uma lei nunca poderia ser revogada, o decreto de Hamã estava ainda valendo.

Mordecai então redige uma lei em que dava poder aos judeus para se defenderem de seus inimigos, dando aos judeus acesso a armas e suporte do exército persa.

O que aconteceu dia 14 dia Adar foi um grande combate entre judeus e os que odiavam os judeus. Os judeus lutaram e venceram seus inimigos em todo o império. Deus mudou a sorte dos judeus, e, o dia que seria marcado pela destruição de uma nação, foi convertido no dia da libertação de seus inimigos. 

Mordecai passou a assumir o posto de conselheiro do rei, os judeus foram tidos em alta estima em todo o reino, assim, o Eterno mudou a sorte de seu povo, e esta data passou a ser celebrada com a festa de Purim.

Esta festa tem muito a nos ensinar. Deus é quem muda a nossa sorte, quando o buscamos de todo o nosso coração.

Estávamos perdidos, vendidos ao pecado e às paixões da nossa carne, da qual éramos escravos. Mas por Yeshua (Jesus) fomos libertos para uma nova vida.

Mas entenda que, da mesma forma como a mudança na sorte dos judeus não se deu sem esforço, assim também conosco, a mudança de nossa sorte depende também de nosso esforço e dedicação.

Ester e os judeus de Susã jejuaram por três dias, e depois tiveram que lutar contra seus inimigos. Deus garantiu a superioridade e a vitória dos judeus, mas eles tiveram que lutar.

Da mesma forma, através do poder do Espírito Santo em nossas vidas, Deus garante a superioridade de forças e a vitória em nossa luta contra a carne e o pecado, mas é esperado do servo de Deus que ele esteja disposto a lutar.

"Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." 1 Coríntios 10:13.

Por isso, diante das batalhas desta vida, lute, persevere, mantenha-se fiel a Deus, que Ele está trabalhando para mudar a sua sorte.

O Eterno nos abençoe!

#Purim #Purim5779
#Ester #Sorte 
#Vitória #Yeshua

Comentários