Responsabilidade e culpa

 Na parashá desta semana (parashá Tsav: Lev 6:8-8:36), encontramos a descrição de alguns sacrifícios que deveriam ser realizados pelos sacerdotes em várias situações.

Dentre os diversos sacrifícios, dois chamam a atenção, os sacrifícios pelos pecados, e os sacrifícios pela culpa.

Esses dois sacrifícios possuem características muito parecidas, e de certa forma parece-nos que pecado e culpa são coisas que estão muito associadas uma às outras.

Afinal, o que a Torá tem a nos ensinar sobre o pecado e sobre a culpa?

Os rabinos ensinam que o pecado (hatá) é a desobediência a qualquer mandamento, e ele só é possível porque o homem é dotado de livre arbítrio.

Já a culpa está relacionada com a responsabilidade do judeu sobre a vida de outras pessoas e principalmente sobre agir positivamente para termos um mundo melhor.

Por isso a Torá ordena que: 

"Quando você construir uma nova casa, faça um parapeito para o seu telhado; para que você não derrame sangue em sua casa, quando alguém dali cair." Deuteronômio 22:8.

Segundo os rabinos, alguém pode subir sobre a laje descoberta de sua casa e saltar deliberadamente dali, e ainda assim a culpa é sua, pois você tem a responsabilidade de proteger a laje para que isto não aconteça.

Há alguns anos atrás ouvi o testemunho de um rabino que dizia que um árabe entrou no kibutz onde ele morava e rompeu a cerca para roubar os cavalos que tinham. Com a cerca arrombada, outros animais fugiram e atravessaram a rodovia que passava ali perto. Com os animais na pista aconteceu um acidente, onde o carro da vítima ficou totalmente destruído.

O tribunal em Israel condenou o rabino a pagar todo o conserto do carro acidentado, mesmo que aparentemente ele não tenha tido culpa alguma do ocorrido.

Mas, o tribunal usou o princípio da Torá. Ao ter animais em uma região onde poderia ter acontecido aquilo, os administradores do kibutz deveriam ter provido meios para evitar que aquilo acontecesse. Poderiam, por exemplo, ter colocado avisos de perigo de animais na pista.

A "culpa judaica", como é chamada, tem a finalidade para nos chamar a atenção para a nossa responsabilidade diante das circunstâncias que podem acontecer, e que podemos prever e evitar.

Assim, prevendo os problemas e provendo soluções, podemos evitar muitos males e trabalhar ativamente para a construção de uma sociedade cada vez melhor, o que é um dos grandes objetivos da Torá, e de cada servo de Deus.

Ao falhar com este objetivo, falhamos para com Deus. 

A Torá trata diferentemente o pecado da culpa para nos chamar a atenção aos dois problemas que nos afetam. A nossa falta ao observarmos a Lei de Deus, praticando o que é mau, e quando falhamos para com a sociedade, produzindo mal a outros.

O Eterno deseja nos desenvolver como servos plenamente conscientes de nosso papel tanto no mundo espiritual, como no mundo terreno. 

Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #Tsav
#Pecado #Culpa
#Responsabilidades
#Ações

Comentários