Matzot e a sinceridade.

Desde o dia 19/04/2019 até o dia 26/04/2019 estaremos na festa de Matzot. Esta festa começa com o jantar de Pessach, e dura sete dias.

O mandamento referente a esta festa é não comer hametz, que é a fermentação de cinco cereais: aveia, centeio, cevada, espelta e trigo.

Assim, durante sete dias, comemos o Matzá, que é o pão feito sem fermento, e assado muito rapidamente, para que a massa de trigo não entre em fermentação após o contato com a água.

Mas o significado desta festa vai muito além dos sete dias em que jejuamos fermento, ela está intimamente relacionada ao estilo de vida daquele que é discípulo de Yeshua (Jesus).

Paulo ensina sobre esta festa:

"Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade." 1 Coríntios 5:7,8.

Retirar o fermento da nossa alimentação por sete dias é uma forma que o Eterno ensinou para educar-nos para uma verdade mais profunda: necessitamos retirar o fermento do pecado, da maldade e da perversidade de nossas vidas.

Por isso Paulo complementa dizendo:

"Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer." 1 Coríntios 5:9-11.

Paulo claramente orienta-nos a não nos associar com aqueles que, dizendo-se discípulos de Yeshua, vivem uma vida iníqua.

Estes que dizem serem discípulos de Yeshua, mas vivem como se não fossem, é o retrato certeiro do fermento. 

Os rabinos ensinam que o Matzá está ligado à sinceridade e integridade. Enquanto o pão fermentado é cheio, vistoso, ele aparenta o que não é. Com a mesma quantidade de massa, o Matzá se apresenta fino e ressequido, ou seja, o Matzá é sincero, integro, demonstra claramente a quantidade de massa que ele tem. 

Da mesma forma, aqueles que se dizem discípulos de Yeshua e vivem na iniqüidade, camuflam sua verdadeira essência com discursos falsos e ensinos deturpados, aparentando o que não são.

Outra característica destes falsos discípulos é que eles instigam outros a viverem também na imoralidade através de suas falsas doutrinas e argumentos falaciosos. Eles deturpam as Escrituras para sustentar seus erros, e ensinam outros a crerem desta forma. O fermento deles contamina toda a massa.

Por isso Paulo ordena para não associar-se a estes falsos discípulos, embora, em sua fala, ele não use a mesma energia para combater os iníquos do mundo. E isto por uma razão simples. Os iníquos do mundo vivem em sinceridade com sua não fé, enquanto que os iníquos dentre os discípulos não são sinceros com a fé que dizem professar.

Matzot nos ensina sobre o cuidado que devemos ter com a nossa integridade e sinceridade para com Deus. Devemos evitar o fermento que pode contaminar nossas consciências com falsos ensinos e falsos exemplos.

Devemos sim olhara para aqueles a quem nos associamos a fim de evitarmos o fermento, mas, acima de tudo, devemos primeiramente olhar para nós mesmos, e avaliar nossa sinceridade e nossa integridade para aquilo que é objeto de nossa fé. 

Será que nossa própria vida tem sido um exemplo de Matzá?

Que o Eterno nos abençoe.

#Matzot #Festa #VidaSemFermento
#Sinceridade #Integridade
#Fé #Yeshua

Comentários