O Evangelho de Paulo.


Rabino Shaul (apóstolo Paulo) inicia sua carta aos Gálatas expressando sua admiração ao fato de os crentes da Galácia terem se desviados tão rapidamente para o que ele chama de "outro evangelho". 

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;" Gálatas 1:6.

Não vamos falar neste momento sobre este "outro evangelho", mas quero me ater mais detalhadamente ao evangelho anunciado por Paulo aos Gálatas, do qual eles não deveriam ter se apartado.

E, para nossa felicidade, podemos encontrar o discurso em que Paulo apresentou seu evangelho aos Gálatas. 

A íntegra deste discurso está registrado em Atos 13:14-41.


Neste discurso proferido na sinagoga de Antioquia da Psídia, primeira cidade da região da Galácia que Paulo ministrou, vamos conseguir destacar alguns pontos fundamentais do Evangelho de Paulo.

Primeiro, Paulo introduz a apresentação de Yeshua com a história de Israel, desde a libertação do Egito, conquista de Canaã e o rei Davi.

Lembra seus ouvintes de que fora feita uma promessa a Davi. Esta promessa fala de um descendente que reinaria sobre Israel para sempre.

Considerando que, naquele tempo, Israel estava sob domínio do império romano, a expectativa de um Rei que restabelecesse a casa de Davi era uma esperança de redenção.

Mas ainda não era essa a boa notícia de Salvação que Paulo queria encaminhar. Até aqui Paulo estava apenas introduzindo o assunto.

A partir do verso 26, Paulo chama a atenção de seus ouvintes e diz: "Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação." Atos 13:26.

Paulo vai narrar que Yeshua fora morto, conforme estava escrito sobre ele nos profetas, e que, tendo sido morto, ressuscitou dentre os mortos, sendo ele a expiação dos pecados de todos os homens, tanto judeus como gentios.

"E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê." Atos 13:39.

Após este discurso, no próximo shabat, Paulo vai novamente à sinagoga, e depara-se com uma resistência bastante hostil por parte da liderança judaica ali reunida. 

Diante desta resistência Paulo diz que dedicar-se-ia a ensinar os gentios, e cita o profeta Isaías dizendo: 

"Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra." Atos 13:47

Mas esta citação de Paulo se torna ainda mais interessante quando olhamos para todo o texto de onde saiu essa citação:

"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." Isaías 49:6.

Perceba que o texto de Isaías trata de três pontos: Restauração das tribos de Jacó, tornar a trazer os preservados de Israel, e ser luz para os gentios.

Pelo contexto do capítulo 49 de Isaías, sabemos que o profeta estava falando do ministério do Messias, o Servo do Eterno.

E estes são os objetivos do ministério de Yeshua: a restauração física e espiritual de Israel, bem como ser Luz para os gentios e Salvação até as extremidades da terra.

Paulo cita este texto em meio à recusa de judeus em crerem no Messias. 

Ou seja, Paulo ciente do ministério de Yeshua, anunciava o evangelho primeiramente aos judeus, para promover a restauração de Israel. Mas, diante da recusa dos judeus em crerem, Paulo vai para os gentios, pois este também era um dos objetivos do ministério de Yeshua.

Para tratarem do problema que estava acontecendo na Galácia, os apóstolos se reuniram em Jerusalém para decidirem sobre como a igreja iria tratar os gentios que estavam convertendo-se ao Deus de Israel.

As palavras de Tiago são proferidas no mesmo sentido que Paulo anunciou o evangelho aos Gálatas:

"E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas, conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras." Atos 15:13-18.

Perceba que tanto Paulo como Tiago atrelam a salvação dos gentios como parte de um plano que passa também pela restauração física e espiritual de Israel.

Assim, podemos concluir que o evangelho de Paulo lidava em duas frentes específicas: Restauração de Israel e Salvação dos gentios.

Vamos entender isso melhor nas palavras do próprio Paulo aos Romanos: 

"Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?" Romanos 11:13-15.

Diante da exposição do evangelho de Paulo, temos que nos fazer a seguinte pergunta: Como igreja do Messias, como nós estamos em relação ao nosso empenho para a restauração física e espiritual de Israel?

Yeshua fará sua obra completa, e já está promovendo a restauração de Israel. Depois de quase dois mil anos de dispersão, o Estado de Israel é hoje um dos países mais evoluídos do mundo. E o número de judeus que hoje crêem em Yeshua já é maior do que os que haviam no primeiro século.

Deus está agindo em nosso tempo, e compete a nós fazermos parte deste mover orando e abençoando a Israel.

Que estejamos de olhos e ouvidos bem abertos.

"E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." Romanos 11:26

"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam." Salmos 122:6

O Eterno nos abençoe!

#Evangelho #Paulo
#Restauração #Israel 
#Salvação


Comentários