O Messias leproso

A parasha Metsorá (Lv 14:1-15:33) é a continuação da parashá Tzaria (Lv 12:1-13:59). Ela vai falar a respeito da purificação do leproso e de outros tipos de impurezas.

Mas há um mistério que permeia essas duas parashot, principalmente a parashá Metsorá. E este mistério começa logo no inicio da parashá:

"Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote" Levítico 14:2.

A pergunta que fazemos é: porque uma lei para o leproso se ele já não é leproso?

Outro detalhe que aparece nesta parashá é a unção que o leproso recebia durante a cerimônia de purificação:

"E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa" Levítico 14:17.

Esta unção é exatamente a mesma unção dada ao Sumo Sacerdote no dia da sua consagração (Lv 8:23).

Porquê a Torá dá a mesma unção usada na consagração do Sumo Sacerdote para a purificação do leproso?

Esses pontos indicam que há uma mensagem além daquela que encontramos no texto literal. E podemos começar a compreender melhor essa profecia quando olhamos para o texto de Isaías 53:

"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido." Isaías 53:4.

Neste texto de Isaías, a palavra traduzida para nós como "ferido" é a palavra "nagúa", que é o mesmo termo usado na parashá anterior para designar o leproso:

"E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra (negá); o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo." Levítico 13:3

Isaías estava dizendo então que, para os judeus ("nós o consideramos") o Messias estava sendo considerado como um leproso. Isaías não diz que o Messias seria leproso, mas que seria considerado como um leproso pelo seu próprio povo.

Israel olha hoje para Yeshua (Jesus) exatamente assim. Israel olha para Yeshua como um leproso, um impuro.

Infelizmente os judeus não apenas rejeitam que Yeshua seja o Messias, eles o consideram como alguém que é contrário a eles. Alguns círculos judaicos, e também no talmud, encontramos menções a Yeshua nada honrosos.

Essa é uma realidade triste. O povo do Messias o considera realmente como um leproso.

Mas, antes de acusá-los, devemos entender duas coisas: primeiro que grande parte da rejeição atual ao Messias é fruto de séculos de perseguição que o cristianismo, tanto católico como protestante, empreendeu contra os judeus, e segundo, o próprio Deus colocou um véu sobre eles para que o Evangelho chegasse a nós gentios:

"E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação." Romanos 11:9-11

E, acima de tudo, devemos ter a consciência de que haverá um momento em que o véu será tirado, e Israel receberá Yeshua como o Messias.

"Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito." Zacarias 12:10.

E é sobre este momento que a parashá Metsorá fala. Ela fala sobre o leproso, quando é visto e considerado puro.

"E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada" Levítico 14:3.

Este verso diz que o sacerdote sairá fora do arraial para examinar o leproso, e verificar que ele está limpo. Israel é a nação sacerdotal, e é Israel quem irá sair para trazer para dentro aquele que antes era considerado impuro.

Yeshua disse sobre seu retorno:

"Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor." Mateus 23:39.

O retorno de Yeshua está ligado a Israel chamar por Ele dizendo "Baruch haba bshem Adonai".

Qual o nosso papel como gentios diante disso?

Nosso papel deve ser aquele apontado pelo apóstolo Paulo: "...os incitar à emulação (ciúmes)" Romanos 11:11.

Como discípulos de Yeshua, devemos demonstrar aos judeus, através de nossas ações, nosso amor, nossa fé e de nossas orações, que Yeshua não é um leproso como eles o consideram, mas que é o Messias de Israel.

Uma vez que os olhos deles forem abertos, e eles reconhecerem Yeshua como o Messias, Ele será recebido como o Sumo Sacerdote que é.

E quando isso ocorrer, então virá a nossa redenção, como Paulo disse:

"Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?" Romanos 11:15.

Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #Metsorá
#Messias #Yeshua
#Israel #Salvação

Comentários