Acrescei à vossa fé!

"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor." 2 Pedro 1:5-7

O mandamento que recebemos do apóstolo Pedro em sua carta é bastante importante. Nos nossos dias é muito comum os crentes acreditarem que fé e salvação são o ápice de toda a carreira do discípulo de Yeshua (Jesus).

Quando olhamos mais de perto as orientações apostólicas, vamos perceber que a fé e a salvação são apenas o início da carreira do discípulo, que devem ser aperfeiçoadas.

Ninguém aqui está desprezando ou minimizando a fé e a salvação. É óbvio que, ao defini-las como inicio da carreira, entende-se que sem fé e salvação simplesmente não há carreira, muito menos discípulo.

Porém, se como discípulos de Yeshua não obedecermos ao mandamento do apóstolo Pedro acima citado, corremos o risco de ter a fé atrofiada e entenebrecida pela mediocridade e falta de testemunho.

O mandamento do apóstolo é claro: acrescentai à fé. A fé, que é a base por onde alcançamos a salvação, deve ser desenvolvida.

Mas o que deve ser acrescido à fé?

Em primeiro lugar a Virtude. Virtude está relacionada à boas práticas aliadas à boas intenções.

Se nós cremos que em Yeshua temos uma nova vida, devemos transformar essa fé em atitudes de uma vida correta, que busca o bem e o benefício de outros. Ter virtude implica em ter a disposição de praticar o bem.

A isto, deve ser acrescido o Conhecimento. Apenas ter boas intenções e boas práticas podem não ser o suficiente para produzir o bem de fato. Como se diz: "de boa vontade o inferno está cheio". É possível que pessoas tremendamente bem intencionadas estejam completamente enganadas em suas práticas e convicções.

É necessário ter o conhecimento do que é correto, de qual é a vontade do Eterno para nossas vidas como discípulos de Yeshua. É o conhecimento adequado que direciona a boa intenção para a prática de uma vida correta.

É neste ponto que a Torá e toda a Escritura tem papel de fundamental importância.

É impossível ter o conhecimento da vontade do Eterno sem estudar e conhecer as Escrituras onde o Eterno revelou sua Vontade.

O conhecimento das Escrituras aprimora a fé e direciona a virtude.

Mas apenas conhecer as Escrituras não é o suficiente. Diante da revelação da Lei do Eterno a nossa natureza carnal se manifesta, e nossas inclinações para o pecado se tornam evidentes.

Por isso é necessário acrescer ao conhecimento o Domínio Próprio. É necessário crescermos em santidade, dominando nossa natureza carnal, sujeitando nosso corpo, alma e espírito à total obediência a Deus.

Para tanto é essencial sermos cheios do Espírito Santo de Deus, que é quem opera em nós a santificação, escrevendo a Torá em nosso coração e mente, esta obra não é nossa, pois o Domínio Próprio é um dos frutos do Espírito.

Portanto, não é por nosso esforço, mas pela ação do Eterno em nossas vidas que conseguiremos ter a nossa carne sujeita à obediência.

Nosso papel é clamar pelo enchimento do Espírito de Deus em nós, transformando nossas vidas de dentro para fora.

Por isso, devemos acrescentar ao domínio próprio a Perseverança. Pois não se trata de etapas vencidas e deixadas para trás, mas trata-se de uma luta intensa que deveremos vencer todos os dias como discípulos de Yeshua.

Lembremos de que Yeshua mesmo nos disse que a vitória é dos que perseveram. É necessário manter a fé, a virtude, o conhecimento e o domínio próprio por todos os dias. A perseverança é a característica do verdadeiro discípulo de Yeshua.

Muitos caem neste ponto, pois deixam que suas convicções mudem, perdendo o foco da centralidade da fé e da Palavra de Deus. Acabam fazendo concessões ao pecado e colocando em dúvida o conhecimento adquirido, e deixam de buscar o Espírito.

Devemos ser perseverantes se desejamos alcançar o prêmio da nossa fé.

Mas à perseverança deve ser acrescida a Piedade. Devemos ser perseverantes nas práticas que nos conectam ao Eterno: a oração, o jejum, o culto ao Eterno.

Ao exercer a piedade, estamos direcionando nossa perseverança para aquilo que nos alimenta de fato. A devoção a Deus e às coisas de Deus com fé, virtude, conhecimento, domínio próprio e perseverança levará nosso culto ser de fato agradável à Deus.

Mas à piedade deve ser acrescida a Fraternidade.

Tudo se torna totalmente sem razão se todas essas coisas não forem canalizadas e dimensionadas pelo amor ao próximo.

A mensagem do Novo Testamento é clara em afirmar que o amor ao próximo é o foco da Tora e dos profetas.

Se não acrescermos a Fraternidade à todas essas coisas corremos o risco de nos tornamos meros religiosos. E Tiago já nos advertiu qual é a religião verdadeira:

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." Tiago 1:27.

Mas essa fraternidade precisa ser acrescida de Amor. O amor é o vinculo da perfeição, como escreveu apóstolo Paulo em Colossenses 3:14.

Este amor não é apenas um sentimento de afeição ou de desejar o bem. O amor é o sentimento que Yeshua teve por nós ao se fazer homem para morrer pelos nossos pecados.

O amor coroa todo o desenvolvimento de nossa fé, e nos torna parecidos com nosso mestre Yeshua. Esse é o ápice de nossa carreira, alcançarmos o padrão deixado por Yeshua.

Entendemos mais claramente agora o que apóstolo Paulo nos legou em sua carta aos Filipenses:

"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:8-14

Que da mesma forma como fazia Paulo, e como nos ordenou Pedro, possamos nós edificar nossa fé no propósito de sermos cada dia mais parecidos com Yeshua.

O Eterno nos abençoe!

#Edificar #Fé #Virtude
#Conhecimento #DomínioPróprio
#Perseverança #Piedade
#Fraternidade #Amor
#Yeshua

Comentários