Não tendes fé?

Se há algo que salta aos olhos quando lemos os evangelhos é como Yeshua (Jesus) cita a fé, ou falta dela, como fator determinante para os milagres que ele operava.

Ao menos duas vezes ele cita a falta de fé dos apóstolos em momentos cruciais. Quando da tempestade que os acometeu no mar de Tiberíades (Marcos 4:40), e quando da cura do jovem epiléptico (Marcos 9:19).

Em ambas as passagens, Yeshua repreende seus discípulos por não terem fé suficiente. Mas afinal, o que é a fé esperada?

Um grande exemplo de fé, apontado por Yeshua, é o caso da mulher com fluxo de sangue.

"Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei." Marcos 5:27,28.

A história desta mulher é marcante, uma mulher com hemorragia há 12 anos, considerada impura pela Torá, estava impedida de tocar outras pessoas.

Ela ouviu falar de que Yeshua estaria passando por ali. Ela ignorou totalmente a sua situação, arriscou sua vida ao caminhar com debilidades no meio de uma multidão para tocar em Yeshua.

Ao tocar em Yeshua, ela, estando impura pela sua condição, tocou em um homem puro, e não em um homem qualquer, mas naquele em que ela acreditava ser o Messias de Israel.

Será que conseguimos sentir o que aquela mulher sentiu quando foi descoberta?

"Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade." Marcos 5:33.

O que levou aquela mulher a desafiar sua condição física, e até mesmo a sua situação de impureza, e tocar em Yeshua?

"Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria." Malaquias 4:2.

Esta profecia acerca do Messias é por demais interessante. Malaquias trás alento a aqueles que temem ao Eterno, dizendo que pelo Messias eles se alegrariam, e que o Messias traria cura nas suas asas.

O que não fica bastante claro para nós nesta profecia é o que exatamente são essas "asas" do Messias. No hebraico, a palavra כנף que é traduzido como "asa" em Malaquias, é a mesma palavra que aparece em Números 15:38, e é traduzida por "franjas".

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas (כנף) das bordas ponham um cordão de azul." Números 15:38.

A profecia de Malaquias diz que o Messias traria cura no seu tsisit. E foi esta confiança, de que Yeshua era o Messias, e de que a Palavra da profecia era verdadeira, que motivou aquela mulher a, contra toda a circunstância à sua volta, tocar em Yeshua.

Foi esta fé que a salvou.

E nós, será que temos tido a mesma confiança na Palavra do Eterno? Será que temos tipo por verdade que Yeshua é o Messias que ressuscitou? Que venceu a morte e nos prometeu a ressurreição e a vida eterna?

Que o Eterno nos abençoe!

#Tsitsit #Cura #Fé
#Confiança #Yeshua

Comentários